Além de grandes atletas eles são grandes pais e mães. Sempre levam seus filhos aos treinos ou são flagrados apoiando os jovens atletas no início da carreira esportiva. Esses homens e mulheres merecem mais do que medalhas de ouro por seu empenho em manter a família por perto, mesmo em meio a tantas atividades que a vida de um atleta tem.
Aqui listamos alguns que ainda estão na ativa e outros que optaram por apenas acompanhar o desempenho dos filhos.
Paula Pequeno
A jogadora da Seleção Brasileira de Vôlei foi campeã olímpica em Pequim 2008 e Londres 2012. Foi mãe em 2005 quando era uma das principais esperanças do país no Campeonato Mundial, que aconteceria no ano seguinte, mas isso não a impediu de jogar até os seis meses de gestação. Passados 24 dias do nascimento de sua filha, Mel, ela já voltou aos treinos e conta que a gravidez a deixou com o corpo mais atlético permitindo melhor desempenho em quadra.
Michael Phelps
O nadador americano que levou oito medalhas de ouro nas Olimpíadas de Pequim, em 2012, se tornou pai há pouco mais de dois meses e em qualquer tipo de transmissões ao vivo que faz pela internet, conta com a participação especial do pequeno Boomer. Phelps conta com orgulho sobre o filho recém chegado e diz que adora poder cuidar dele.
Stephen Curry
Considerado um dos melhores jogadores basquete da atualidade, nos Estados Unidos, Stephen fez 12 cestas de três pontos em um dos jogos da NBA deste ano. Esse recorde o igualou a Kobe Bryant. Ele também foi considerado pelo segundo ano consecutivo o jogador mais valioso (MVP). No entanto, mais valiosa que sua carreira é a alegria de sua filha Riley, que com apenas dois anos roubou a cena do pai, nas entrevistas coletivas das finais da liga, com suas caretas.
Giovane Gávio
Os dois filhos do ex-jogador de vôlei e bicampeão olímpico Giovane, seguiram por algum tempo os passos do pai. Apesar do talento que tem, Gianmarco hoje diz que seguirá a carreira acadêmica estudando física. Mas Giulia seguirá como jogadora mesmo depois que se formar na faculdade.
Maurren Maggi
A atleta de salto em distância e medalha de ouro em Pequim 2008, dedica a vitória daquela competição à filha Sophia (10), que segundo ela foi sua maior inspiração. Os três anos em que ela esteve afastada de competições por causa de um doping, a fizeram se tornar mãe e criaram nela uma força de Mulher Maravilha, como conta em entrevistas.
Gerard Piqué
O jogador do Barcelona é casado com a cantora Shakira com quem teve dois filhos. Um deles, Milan, é tão famoso quanto o pai, pois sempre aparece em postagens do jogador em redes sociais e faz o maior sucesso!
Hortência Marcari
Uma das maiores jogadoras de vôlei do Brasil teve seu primeiro filho, o João Victor, no auge de sua carreira, no início de 1995. Apesar disso, ela não perdeu o fôlego e ajudou o país a conquistar a medalha de prata em 1996, nas Olimpíadas de Atlanta. No ano seguinte, em 1997, a Rainha, como é conhecida, teve Antônio Victor, seu segundo filho. Hoje os dois seguem carreira no esporte, mas não foram pelos caminhos da mãe, já que são atletas de hipismo.
Neymar
O jogador brasileiro e seu filho Davi Lucca, de quase cinco anos, sempre que podem estão juntos. A alegria e o amor entre os dois podem ser vista nas fotos publicadas por Neymar em suas redes sociais e até mesmo naquelas feitas pela imprensa.
Fabiana Beltrame
Alice, filha da remadora brasileira, está sempre perto da mãe. De acordo com Fabiana, a pequena, de 6 anos, é a grande responsável pelo sucesso dela, já que por causa da gravidez a atleta perdeu 9kg, o que a fez mudar de categoria e conquistar excelentes resultados.
Juliana Veloso
Atleta dos jogos ornamentais, já esteve cinco vezes em Jogos Olímpicos e a edição Rio 2016 será sua última. Ela leva com freqüência os filhos para seus treinos e diz que eles são seus grandes motivadores. Comumente os pequenos são vistos com ela nos pódio.