O espírito natalino toma conta de várias cidades nessa época e muitas delas oferecem experiências únicas a quem procura viver esse período intensamente com a família. Com base nas sugestões de diversos sites especializados em turismo, fizemos uma lista de destinos para quem procura um Natal inesquecível.
Roma (Itália)
Assistir à Missa do Galo, celebrada pelo papa no Vaticano é um sonho para muita gente, em especial os católicos, mas agrada a qualquer turista que aprecia belas cerimônias, canto gregoriano e o charme de tradições tão antigas. A Praça São Pedro fica toda iluminada nessa época e a árvore de natal colocada bem no meio da praça chama a atenção. É sempre uma árvore real, trazida de alguma cidade italiana e muito grande. A árvore do natal de 2014, por exemplo, tinha 25 metros de altura e 10 de largura. O presépio em tamanho real é outro atrativo. Todo ano é apresentado aos fiéis um exemplar diferente.
Rovaniemi (Finlândia)
A Lapônia, região ao norte da Europa que abrange quatro países (Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia), é tradicionalmente conhecida como a terra-natal do Papai Noel, e uma cidade em especial tomou para si essa vocação de modo explícito. É Rovaniemi, na Finlândia, cidade que tem média de temperatura anual de apenas 0,2ºC e que no inverno chega -40ºC. A Santa Claus Village é a principal atração da cidade. Além da casa do bom velhinho, há um correio no qual realmente chegam cartas de todo o mundo com pedidos de presentes feitos por crianças ao Papai Noel. Há renas por toda parte e a posição geográfica da cidade é uma das melhores do planeta para se ver o fenômeno da aurora boreal.
Nova York (EUA)
Divulgado por diversos filmes de Hollywood, o natal de Nova York é um dos mais famosos do mundo. Dezenas de shows, concertos e apresentações temáticas ocorrem em toda a cidade, muitas ao ar livre. A iluminação urbana à noite encanta, em especial nos parques e nos estabelecimentos comerciais, como shoppings. Aliás, para o comércio, as compras de natal começam oficialmente na Black Friday, a sexta-feira que ocorre logo após o feriado de Ação de Graças, e que é marcada por generosos descontos em lojas de todo o país. A patinação no gelo é outra febre nesse período. Não há turista que resista.
Munique (Alemanha)
É a capital alemã do natal. O inverno rigoroso, as construções antigas cheias de luz e as apresentações de corais em sacadas de prédios públicos dão à cidade um charme natalino único. Outro atrativo são os mercados de natal, montados nas ruas e nas praças. Vende-se de tudo, mas fazem muito sucesso os ornamentos para enfeitar a casa e as comidas típicas do período, como amêndoas açucaradas, geleias e Glühwein, um tipo de vinho quente.
Praga (República Tcheca)
Em qualquer época do ano, a arquitetura gótica de Praga concede à cidade uma inconfundível aura de conto de fadas, mas isso é intensificado pelas luzes do natal. Turistas não podem perder os concertos de ópera e as apresentações de balé no Teatro Nacional, reconhecidas por muitos como as melhores da Europa. A cidade também abriga mercados de natal semelhantes aos de Munique.
Paris (França)
O apelido de cidade luz não foi dado à toa a Paris, e o natal evidencia isso. A cidade fica incrivelmente iluminada nesta época do ano, e isso se deve não apenas aos monumentos e ao comércio. Diversas competições para ganhar o título de “casa mais iluminada” ou “rua mais iluminada” motivam os parisienses a capricharem na decoração. A Disneyland Paris também fica muito mais charmosa nesse período, graças à neve frequente que cai no parque, coisa que não se vê no parque principal da Disney, em Orlando, Estados Unidos.
Zurique (Suíça)
Fondue e chocolate quente em todos os lugares. Quem passa o natal em Zurique corre o sério risco de engordar, graças às irresistíveis feiras gastronômicas desse período, populares no país todo e dominadas por queijos e doces. Como toda antiga cidade europeia, as construções de séculos passados também ficam bastante enfeitadas e as feiras mais movimentadas ocorrem justamente nos setores históricos da cidade.
Leia mais
Seis cidades para viver o Natal em Portugal
15 frases para escrever no cartão de Natal