Sites que trabalham com o conceito de sharing economy ainda são poucos no Brasil, mas têm conquistado o gosto popular no exterior quando se pensa em viagens. Tratam-se de iniciativas que visam baratear a prestação de um serviço por meio de trocas, empréstimos ou acordos informais. É claro que a confiança é um elemento importantíssimo nessas negociações, já que são comuns os combinados entre desconhecidos, mas, observando se o site em questão oferece condições mínimas de garantia e segurança, a experiência pode mesmo ser bastante vantajosa.
Confira alguns sites que podem ser especialmente úteis a turistas:
Pegue uma vaga emprestada
Com o Parking Panda ou com o JustPark você pode reservar uma vaga para estacionar seu carro antes mesmo de sair de casa. Esses sites possibilitam o contato entre quem mora perto de determinado lugar e outra pessoa que precisa ir a esse mesmo lugar. Assim, é possível, por exemplo, pedir a vaga de uma residência emprestada enquanto o dono não está usando. Essa prática pode render uma grande economia em dinheiro gasto com estacionamento ou poupar tempo que seria perdido dando voltas à procura de uma vaga pública.
Troque de casa com um estrangeiro
Pelo Home Exchange (ou Troca Casa, na versão traduzida) você encontra pessoas interessadas em viajar para o seu país e negocia uma troca temporária de residências. Por exemplo, quer ir para os Estados Unidos? O site facilita o seu contato com algum norte-americano interessado em conhecer o Brasil e um fica na casa do outro pelo tempo combinado.
Coma em casa de família
Quer gastar menos em refeições e ainda aproveitar os benefícios de um bom ambiente caseiro? Alguns sites te permitem comprar o direito a uma refeição por preços bem abaixo dos cobrados por restaurantes. Outros vão além e propõem gratuidade em nome da chance de conhecer gente nova e interessante ao redor de uma mesa. Alguns que seguem essa linha são o MealSharing, EatWith e o EatFeastly.
Troque hospedagem por trabalho
Quem usa o World Packers encontra gente disposta a ceder um lugar para o viajante ficar em troca da execução de algum trabalho. Em geral são serviços simples ou manuais, como atendente de balcão, faxineiro e jardineiro.
Contrate gente comum para mostrar a cidade
Muitas vezes, quando vamos a uma cidade pela primeira vez, só queremos ver os pontos turísticos mais famosos, que quase sempre são conhecidos por qualquer morador local. Se você também acha dispensável a contratação de um guia turístico profissional, os sites Get Your Guide e Guide by a Local são bastante úteis. Eles permitem que turistas encontrem gente comum que conhece bem a própria cidade e está disposta a apresentá-la aos viajantes por preços camaradas.
Acampe no quintal de um estrangeiro
Não liga para muito conforto e curte camping? O Camp in my Garden é perfeito para você. Basta combinar com o dono de alguma residência a possibilidade de ficar em seu quintal por uns dias e pronto! Já tem onde dormir no exterior.