Respeito por outros seres vivos faz parte de uma educação moral equilibrada, e a preservação de espécies ameaçadas de extinção pode ser um assunto oportuno para falar sobre ecologia e ciência com as crianças. Pensando nisso, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) lançou neste mês o Livro Vermelho das Crianças, publicação que tem o objetivo de familiarizar o tema da proteção da fauna brasileira e popularizar a ciência como ferramenta de conservação da natureza.
Ilustrado com desenhos de 76 crianças de diversas regiões do Brasil, a maioria delas participante do Concurso de Desenhos Infanto-juvenis Animais em Perigo, o livro apresenta a fauna como protagonista de histórias capazes de despertar a afetividade no público leitor. De autoria de Otávio Maia e Tino Freitas, a obra reúne histórias de 50 bichos ameaçados de extinção como a aranha-chicote, o peixe-boi-da-amazônia, o tamanduá-bandeira, entre outros.
Recomendação
A publicação também possui chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e traz citações de obras de autores como Guimarães Rosa, Helmut Sick, João Simões Lopes Neto, Orlando e Cláudio Villas Bôas e Patativa do Assaré, além de desenhos atribuídos a um dos filhos de Charles Darwin – provavelmente Francis Darwin – encontrado no verso de uma das folhas do manuscrito original de A Origem das Espécies (1859).
O Livro Vermelho das Crianças pode ser acessado gratuitamente, em formato PDF, no site livroaberto.ibict.br/handle/1/1056.