Toda criança precisa de estímulos para poder adquirir diferentes habilidades – principalmente até os seis anos de idade, período que abrange a primeira infância. Vestir a calça ou escolher o par de sapatos que usará durante o dia pode parecer algo simples para os adultos, mas é uma atividade bem desafiadora para as crianças. Por isso, é importante saber como ajudar seu filho nessa tarefa e não perder a paciência enquanto ele estiver tentando. Confira algumas dicas e não se esqueça de que cada criança evolui no seu próprio tempo.
1. Escolha roupas que facilitem o aprendizado
Compre sempre roupas fáceis de vestir, assim você facilitará o processo. Caso contrário, seu filho poderá se sentir desanimado e até irritado por não conseguir, com isso, perderá a confiança em sua própria capacidade e continuará pedindo para que você o vista. Opte, por exemplo, por sapatos com velcro em vez de cadarços, calças ou saias com cintura de elástico em vez de botões, blusas com um pescoço mais largo e camisetas com um desenho na frente, para que ele saiba com mais facilidade qual o lado certo de vestir.
2. Ofereça dicas bem práticas
– Para que seu filho ou sua filha aprenda a vestir as calças ou as saias, mostre onde fica a etiqueta e explique que ela deve ficar sempre para trás.
– Desenhe na parte interna do sapato esquerdo um rosto de perfil voltado para a direita e no sapato direito faça o oposto. Explique à criança que, se os sapatos estiverem colocados da forma correta, os rostos poderão se beijar.
– Na hora de abotoar uma camisa ou jaqueta, diga ao seu filho que é melhor começar pela parte inferior, para que ele não se engane e acabe pulando alguma casinha de botão.
– Nas calças com zíper, amarre um pequeno cordão na fivela formando um anel: assim será mais fácil para ele puxar para cima.
3. Mostre que vestir um casaco pode ser divertido
Existe um truque muito engraçado para ensinar a criança a vestir o casaco sem a sua ajuda:
– Diga para ele colocar o casaco aberto no chão e com as mangas retas
– Depois, a criança deve ficar atrás dele de uma forma que seus pés fiquem ao lado do pescoço do casaco
– Então, diga para ele se ajoelhar, colocar as mãos nas mangas e levantar-se do chão enquanto levanta os braços para que o casaco passe sobre sua cabeça.
4. Explique que em algumas ocasiões você terá que ajudá-lo
É verdade que, por mais orgulhoso que você se sinta com o esforço do seu filho, nem sempre há tempo para deixá-lo treinar sozinho. Você pode explicar para ele que nos dias de aula ou quando vocês estão atrasados para algum compromisso, é preciso que você o ajude a se vestir, mas que nos finais de semana ele pode continuar fazendo isso por conta própria. É claro que, nessa idade, sua memória ainda é muito curta, então você precisará repetir essa explicação frequentemente para evitar conflitos.
Com informações de Crecer Feliz.
***
Recomendamos também:
***
Acompanhe-nos nas redes sociais: Facebook | Twitter | YouTube