Pais devem ajudar, mas jamais fazer a lição de casa pelos filhos.| Foto:

Fazer a lição de casa pode ser um momento de prazer ou de tortura para pais e filhos. Tudo depende de como as crianças encaram as horas que precisam dedicar aos estudos depois da escola. O que poucos sabem é que são os pais os responsáveis por criar nos estudantes, desde muito pequenos, o hábito e a rotina de fazer a lição de casa. Basta que eles os incentivem e tornem a obrigação em algo prazeroso e instigante. O doutor em Psicologia e professor do Departamento de Psicologia Escolar da Universidade de Brasília (UnB), Áderson Luiz Costa Junior, afirma que o papel dos pais no momento da tarefa de casa é muito importante, mas ressalta que participar não significa responder pela criança.

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Qual a função da lição de casa?

Há dois principais objetivos: o primeiro é a oportunidade de rever e de reforçar o conteúdo visto na escola, e o segundo é complementar as informações da sala de aula com conhecimentos obtidos em casa.

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Qual o papel dos pais em relação às tarefas escolares no período pré-escolar?

Basicamente é adaptar a criança às tarefas escolares. É mostrar a ela que todo dia tem dever de casa, então haverá um horário determinado para fazê-lo. A lição deve ser uma atividade motivadora, instigante, e a família deve se envolver porque isso dá mais valor à criança. É como se essa obrigação fosse uma tarefa igual a tomar banho, a almoçar, a escovar os dentes. E a criança vai adquirindo uma rotina, vai se adaptando mais àquela atividade diária.

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E quando chega ao ensino fundamental?

De modo geral, não tem muita diferença entre as nove séries. O que vai ser diferente é que vai ficar cada vez mais complicado o dever de casa em função do conteúdo que está sendo ensinado. Os pais, a partir do ensino fundamental, não vão só fazer o papel de adaptar a criança ao dever de casa, mas vão monitorar a execução. Isso significa estar junto, acompanhar as respostas da criança e dar dicas. Não é responder pela criança.

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A criança é prejudicada se os pais fazem a lição por ela?

Se isso acontece, o pai não dá a oportunidade à criança de rever o conteúdo nem de complementar com informações adicionais. Pode ser que o desempenho escolar sofra algum prejuízo pela falta da oportunidade de treinar ou de aprender em casa. O segundo problema é que, quando o pai faz o dever de casa, ele tira a autonomia da criança de tentar. E a autonomia é uma característica muito importante para os anos escolares do ensino fundamental, no sentido de a criança tentar, de conseguir uma resposta, verificar se está correta e tentar de novo por conta própria. É uma forma de experimentar e de adquirir conhecimento.

E como estimular os adolescentes do ensino médio a estudar?

Nós esperamos que os adolescentes já tenham adquirido a rotina e o hábito de fazê-lo. Normalmente as escolas oferecem plantões de professores no modelo do tira-dúvidas. Sempre recomendamos a adolescentes que procurem quando necessário. Esses jovens também podem fazer dever de casa em grupo. Mas é preciso estabelecer uma regra: cada um faz sua tarefa de forma individualizada e, na hora da dúvida, um explica para o outro.

 

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