Onde Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, aprendeu a empreender? Uma das maiores influências certamente foi a própria família. O pai do empresário, Edward Zuckerberg, e sua mulher, Karen, já concederam várias entrevistas para contar como era o pequeno Mark e deram sugestões aos pais que os ouviam sobre como criar os filhos para o empreendedorismo. O site norte-americano Inc.com selecionou algumas dessas dicas. Confira:
- Seja o exemplo
Edward Zuckerberg é um dentista que montou seu consultório com a mulher há muitos anos. Ele contou que Mark e seus irmãos cresceram indo ao trabalho dos pais, vendo-os resolver problemas do próprio empreendimento e em contato com vários equipamentos tecnológicos. “Isso com certeza estimulou o interesse de Mark por tecnologia”, disse Edward, em entrevista a uma rádio local.
- Garanta segurança financeira aos seus filhos
Embora tenha admitido gostar de computadores na juventude, Edward abriu mão desse caminho profissional em prol dos filhos que gostaria de ter. Foi esse o motivo que o levou a escolher a odontologia, uma carreira considerada estável e lucrativa. Dessa forma, ele deu à Mark condições mais seguras para se arriscar numa startup. Deu certo.
- Descubra os interesses de seu filho e o ajude a desenvolvê-lo
Edward afirmou numa entrevista que um dos maiores acertos que ele e Karen fizeram na criação de Mark foi não direcioná-lo para um caminho profissional específico. Em vez disso, eles optaram por “reconhecer quais são seus pontos fortes, apoiá-los e ajudá-lo a se desenvolver nos assuntos pelos quais é apaixonado”. Um exemplo desse comportamento foram as vezes em que Mark ficava entediado com a lição escolar e seu pai o ajudava a fazer algo mais interessante, como aprender linguagem de programação e criar aplicativos simples de comunicação caseira.
- Mostre que tem orgulho de seus filhos
Sempre que precisa descrever seu filho, Edward diz que Mark sempre foi “um bom aluno”, que tinha “afinidade especial por matemática e ciências”, mas que também era um “cara quieto, que não gosta de se gabar de suas realizações”. Edward, portanto, assume para si a missão de fazer justiça às realizações do filho. Ele diz que “tem muito orgulho de tudo que ele conseguiu, assim como tudo o que todos os meus filhos já conseguiram”.
- Estabeleça limites e seja fiel a eles
Edward disse certa vez que “não acredita em psicologia disciplinadora”, mas admite que certos comportamentos não podem ser tolerados. “Se você demonstra o seu desgosto com certas atitudes negativas desde cedo, eles aprenderão como você se sente a respeito de certos assuntos”, disse o dentista quando respondeu como lidava com as desobediências do pequeno Mark.
- Brinque junto com suas crianças
O pai de Zuckerberg é um moderado no que diz respeito à disciplina paternal, por isso faz questão de enfatizar a necessidade de que os pais não só exijam obediência, mas também entrem nas brincadeiras dos filhos e divirtam-se com eles. “Crianças são versáteis. Elas entendem que há hora de trabalhar e hora de brincar.”
- Esforce-se muito para conciliar trabalho e família
Uma das mensagens que Edward mais se esforça para passar é a importância dos pais buscarem a conciliação saudável entre trabalho e família. Um exemplo foi a resposta que deu quando foi perguntado se Karen trabalhava quando os filhos eram pequenos, Edward a definiu como uma “Mulher-Maravilha”, que fazia milagres para dar conta dos afazeres domésticos e profissionais. “Nós tínhamos uma situação única porque nosso consultório era em casa, e eu recomendo fortemente essa situação, se sua profissão for compatível com isso.”