Durante este período é interessante mesclar atividades lúdicas com outras que exercitem o corpo e a mente dos pequenos.| Foto: Olivia Bauso/Unsplash

É preciso ser criativo para cuidar das crianças durante as férias. Acostumadas à rotina da escola, cheias de atividades e colegas para brincar, quando os dias de ficar em casa chegam é com os pais que fica a responsabilidade de entretê-las.

Durante este período é interessante mesclar atividades lúdicas com outras que exercitem o corpo e a mente dos pequenos, para que eles não percam o ritmo que já têm. Aqui vão algumas dicas simples para que você aproveite esse tempo precioso em família:

CARREGANDO :)
  1. Brincadeiras da sua infância

    Nem todas as crianças têm contato com as brincadeiras que te faziam cansar e rir quando pequeno. Montar uma amarelinha na calçada, ensinar a pular elástico ou corda, fazer bolinhas de sabão ou mesmo soltar pipa. São atividades que vão fazer com que você recorde a infância e que seu filho certamente irá gostar.
  2. Andar de bicicleta, patins ou skate

    Coloque tudo no carro e vá para um parque da cidade com ciclovia ou espaço para patins e skate. Se seu filho for pequeno, é uma excelente oportunidade de ensinar a ele essas atividades. Com certeza elas vão render muitas histórias para a volta às aulas. Quem sabe seu filho até tome gosto por um novo esporte que poderá ser incorporado à sua rotina depois.
  3. Massinha de modelar ou argila

    Se você não pode comprar as caixinhas de massinhas de modelar, pode fazer a sua. Na internet é possível encontrar várias receitas que são feitas com farinha, sal, óleo, água e corante. Simples e rápido! Já a argila, você precisará comprar, mas o material te dará a opção de, após a secagem, pintar a obra de arte criada e até mesmo deixar de recordação das férias.
  4. Guerra de balões d’água

    Se na sua cidade as férias de julho são bem quentes, maravilha! Compre alguns balões coloridos, encha-os de água e promova uma batalha cheia de boas risadas no quintal de casa. Convide alguns amiguinhos do seu filho, monte os times e comece a festa.
  5. Mini horta

    Que tal ensinar seu filho sobre como nascem alguns alimentos que ele vê na mesa todos os dias? Leve-o ao mercado com você e escolham juntos algumas sementes de verduras e legumes. Depois, plantem-as em um cantinho do quintal e acompanhem o seu crescimento. Se você mora em apartamento, pode plantá-las em vasinhos pequenos e encontrar um lugar que seja arejado e bata sol para deixá-las.
  6. Oficina de pipas

    Papel de seda colorido, palitos, cola e fio, é o que basicamente você precisa para montar sua pipa. Na internet é possível encontrar facilmente o passo a passo para montar esse brinquedo. Aí só é procurar um lugar que não tenha barreiras como fios de luz, por exemplo, torcer para que além do sol tenha bastante vento, e aproveitar o dia.
  7. Turista em sua própria cidade

    Aproveite as férias para levar seu filho para conhecer pontos turísticos da cidade. Lugares históricos onde ele possa aprender mais sobre o lugar onde vive, parques onde seja possível explorar a flora local ou então o zoológico municipal para que ele veja alguns animais que às vezes só conhece por fotos ou pela internet. Sem dúvida, será um dia que ficará marcado em sua memória.
  8. Oficina de dobradura

    Com alguns papéis coloridos vocês podem montar uma grande oficina de origamis. Na internet, há centenas de vídeos e de sites que ensinam todas as dicas e técnicas necessárias para fazer dobraduras super criativas.
  9. Noite do pijama

    Convide alguns amigos dos seus filhos para uma noite em casa. Comida diferente, guloseimas, histórias ou filmes, e um grande acampamento na sala podem fazer a noite ser muito especial!
  10. Gincana

    Passe uma tarde com os amigos das crianças em casa e promova uma divertida gincana. Brincadeiras como corrida de saco, ovo ou limão na colher, resolver uma simples conta matemática e responder a perguntas em uma disputa de torta na cara, podem garantir as crianças entretidas por um bom tempo.