A educação dos filhos é algo indelegável: a transmissão de valores às nossas crianças e adolescentes deveria estar sempre entre as prioridades da família. Um instrumento que pode ajudar muito com essa tarefa são os filmes. A narrativa dá concretude aos valores e nos inspira a vivê-los.
O Sempre Família selecionou para você e sua família dez filmes que destacam grandes valores. Por destacarem qualidades que desejamos aprimorar, essas histórias são um bom ponto de partida para a reflexão e a conversa em casa. Escolha o seu preferido e divirta-se!
O drama se passa em 2005, ano em que o furacão Katrina devastou cidades americanas. Nolan (Walker) perde a esposa em complicações no parto, mas não tem tempo para viver o luto porque precisa proteger o filho prematuro na incubadora de um hospital de Nova Orleans, a cidade mais afetada pelo Katrina.
Indicação: 14 anos.
Valor destacado: Paciência
O filme conta a história de Ishann, um menino indiano de 9 anos que sofre com a rigidez do pai e a impaciência dos professores até descobrir que sua dificuldade de aprender se deve à dislexia. Destaca-se a diferença que um professor sensível pode fazer na vida de uma criança com dificuldades de aprendizado.
Indicação: livre.
Valor destacado: Determinação
Baseado em fatos reais, o filme conta a história do queniano Kimani Maruge (Litondo), homem de 84 anos que quer aprender a ler e escrever, mas não se adapta à escola de adultos, para onde as autoridades o encaminham. Para estudar com crianças do seu povoado, Maruge conta com grande apoio da professora Jane.
Indicação: a partir de 14 anos.
Valor destacado: Coragem
Apple (Vanessa) é uma adolescente cheia de problemas familiares que se recusa a abortar o filho, apesar da falta de apoio e dos apelos de todos os que aproximam dela, sempre pedindo que não tenha o bebê. Até encontrar abrigo, a jovem vive nas ruas, no submundo das drogas e da violência.
Indicação: a partir de 16 anos.
Valor destacado: Superação
Filme destaca o esforço pela realização profissional, além de levar à reflexão sobre o racismo. Um homem negro que sonha ser médico e trabalha como faxineiro em um hospital é chamado a ser assistente de um pesquisador. Juntos, eles encontram a cura para uma doença grave, mas só um deles leva o crédito pela descoberta.
Indicação: a partir de 12 anos.
Valor destacado: Tolerância
Walter Kowalski (Eastwood) é um viúvo saudosista que se sente incompreendido pelos filhos. Embora lamente a onda recente de asiáticos que chega ao bairro em que sempre viveu, as circunstâncias fazem com que se aproxime cada vez mais dos vizinhos, a ponto de fazer por um deles um sacrifício inesperado.
Indicação: a partir de 14 anos.
Valor destacado: Perseverança
Shiloh Eagles é o time de futebol americano de um colégio dos Estados Unidos. O grupo sonha em vencer uma temporada, mas os fracassos são tantos que o treinador que prepara o time há seis anos, Grant Taylor (Kendrick), está a ponto de desistir. Um visitante inesperado, porém, o faz mudar de ideia.
Indicação: livre.
Valor destacado: Reconciliação
Enfrentando o desafio de trabalhar em dois empregos para ajudar a mãe que está doente e cheio de mágoa com o pai que abandonou a família, o adolescente Caleb Jones (Wayne) faz do skate uma válvula de escape. A fuga da realidade só termina quando um improvável conselheiro o estimula a perdoar seu pai.
Indicação: 12 anos.
Valor destacado: Amizade
A adaptação do livro homônimo mostra um órfão (Butterfield) que vive escondido numa estação de trem de Paris e tem apoio de uma amiga para desvendar um mistério que envolve um robô herdado do pai. Scorsese fez o filme a pedido da esposa, que queria um roteiro adequado para a filha do casal, então com 12 anos.
Indicação: 10 anos.
Valor destacado: Bondade
Por causa da Segunda Guerra, os irmãos Pevensie – Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia – deixam Londres e passam a morar no campo. Lá descobrem uma passagem para o mundo mágico de Nárnia, onde engajam-se na luta contra o mal ao lado do leão Aslam, capaz de sacrificar-se no lugar de Edmundo para livrá-lo da morte.
Indicação: livre.
***
Recomendamos também:
***
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.