Há alguns anos que nada movimenta mais as conversas cotidianas do que os assuntos políticos. Operação Lava Jato, impeachment, novo presidente e agora as eleições. Tudo isso inevitavelmente chega às crianças, mas nem tudo tem de ser confusão. Saiba aproveitar a turbulência das notícias políticas para ensinar seus filhos o básico sobre esse mundo nem sempre bonito, mas necessário.
1. Escute as suas perguntas. Em muitos casos são as próprias crianças que começam a interrogar sobre uma propaganda partidária, uma manifestação ou uma notícia. Ouça as suas dúvidas e explique o que lhes interessa saber, de forma simples e correta, de forma adequada à sua idade.
2. Fomente o espírito crítico e a informação responsável. Explique às crianças que é dever de cidadão estar bem informado sobre a política, pois as decisões que se tomam no congresso e as leis que se aprovam afetam diretamente as suas vidas.
3. Evite impor as suas ideias; recorra ao debate. Embora a sua visão política certamente influenciará os seus filhos, é importante evitar informações absolutas e explicar os seus pontos de vista de forma razoável. Assim, as crianças não apenas aprenderão sobre política, como assimilarão a importância de respeitar o outro, evitar as desqualificações e os insultos e expor ideias de forma clara e embasada.
4. Transmita os valores da democracia. A luta por conseguir a liberdade e o direito a votar que se deu em muitos países do mundo merece que você dedique uma conversa a explicar às crianças a importância de exercer o voto e ser um cidadão ativo e comprometido.
5. Leve os filhos junto com você na hora de votar. Pode ser uma boa ocasião para que surjam dúvidas nas crianças, e assim engatar uma boa conversa sobre a política, suas normas e seus processos.
Com informações de Pimicia.
Colaborou Felipe Koller.
***
Recomendamos também:
***