Neste momento, com certeza você está cercado de diversas atividades. Talvez as notificações do seu celular estejam aparecendo, seu filho precise de ajuda aí do seu lado, a TV esteja ligada e a máquina lavando roupas. Tudo ao mesmo tempo.

E com esse monte de coisas acontecendo, a impressão que nós temos é de que somos multitarefa. Só que isso é um mito. Nosso cérebro não consegue prestar atenção em tudo e, o que fazemos, na realidade, é mudar de uma tarefa para outra muito rapidamente, aumentando a nossa produção de cortisol, que é o hormônio gerador do estresse.

E se para nós adultos controlar as diversas tarefas é complicado, muito mais é para as crianças que estão se desenvolvendo. Neste vídeo tratamos de seis passos para educar os filhos em mundo multitarefa.

CARREGANDO :)
  1. Ensine seu filho a planejar

    Em primeiro lugar, devemos ensinar as crianças a planejarem tarefas. Para isso, uma dica é usar organizadores de atividades, onde a criança pode visualizar o que tem para fazer naquela semana e quais tarefas ainda faltam.
  2. Explique cada tarefa

    Também é importante dedicar tempo para explicar cada tarefa que a criança deve desempenhar. Assim, elas aprenderão a refletir sobre o que fizeram e a ver se alcançaram o objetivo que procuravam.
  3. Separe um local adequado para o estudo

    Talvez uma mesa mais larga em um ambiente com luz natural, ventilação adequada e sem muito barulho seja perfeito. Mas caso não haja essa possibilidade, buscar um lugar com menos distrações ajudará a não desviar a atenção da criança.
  4. Treine a capacidade de atenção

    Conversar e brincar com os filhos também são maneiras de estimular a capacidade de atenção que eles têm. Pra isso, os incentive a pensar antes de responder alguma pergunta e a procurar jogos na internet que trabalhem a concentração.
  5. Incentive o contato com a natureza

    Um passeio em família para algum lugar do campo também ajuda a criança a desenvolver sua capacidade de atenção. Afinal, na natureza ela pode parar para ouvir o canto de um passarinho ou a água do rio correndo, por exemplo.
  6. Dê o exemplo

    Por fim, a melhor maneira de ensinar um filho é dando o exemplo. Então, tire um tempo para ficar longe do celular, da TV e do computador com o objetivo de prestar atenção à sua família, de ouvi-los e de mostrar às crianças como esse tempo é precioso.