Muitos acreditam que leitura, escrita e matemática devem ser desenvolvidas, principalmente, na escola. No entanto, em minha atuação como psicóloga que pesquisa como estimular o aprendizado em casa, descobri que as crianças também podem aprender essas habilidades por meio de tarefas diárias, como preparar uma refeição. Para isso, elas fazem a compra, cozinham e até arrumam a mesa.
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Em minha pesquisa, acompanhei famílias latinas que vivem nos Estados Unidos, onde os jantares são parte importante do dia. Ao todo, o estudo incluiu 248 pais com filhos no jardim de infância e os distribuiu em dois grupos: o primeiro para realizar suas refeições normalmente, enquanto o segundo recebeu dicas – descritas abaixo – para estimular o aprendizado das crianças.
A ideia era aproveitar o momento de selecionar, preparar e comer os alimentos para também incentivar a linguagem, alfabetização e o ensino da matemática. Para isso, os pais foram convidados a usar as orientações por, pelo menos, um mês.
Ao final desse período, as crianças que receberam dicas tinham maior vocabulário que as outras envolvidas no estudo e apresentavam mais motivação para aprender. Elas também eram melhores contadoras de histórias, tinham maior capacidade de controlar seu comportamento e de prestar atenção.
Além disso, pais ocupados adoraram as sugestões, porque eram fáceis de seguir e se encaixavam em seus horários regulares, sem exigir trabalho extra ou materiais especiais. Então, seguem abaixo as dicas usadas na pesquisa para que você também possa colocar em prática na sua casa:
- Faça listas de compras
A primeira sugestão é pedir às crianças que escrevam a lista de compra antes de irem ao supermercado. As mais velhas podem usar letras e números – 2 caixas de cereal, 5 maçãs e 10 bananas, por exemplo –, enquanto as mais novas podem ser encorajadas a desenhar figuras dos itens que seus pais querem comprar ou ainda combinar letras, números e desenhos. Já no retorno das compras, as crianças podem usar a lista para verificar se a família comprou tudo e “contar” os itens. - Cozinhe e coloque a mesa
Depois das compras, é a hora de preparar a refeição. Para isso, a criança deve ser incentivada a reunir os ingredientes necessários e a misturá-los nas receitas.
Além disso, os adultos podem aproveitar o processo para fazer perguntas que incentivem as crianças a usar a matemática, como “você pode pegar cinco maçãs da geladeira?” e “eu adicionei quatro xícaras de leite e mais uma, quantos são no total?”. Pergunte também quantos garfos a família vai precisar ou quantos pratos ainda faltam. Dessa forma, a criança vai praticar matemática de forma lúdica e terá mais motivação para aprender essa disciplina. - Conte histórias durante as refeições
Já na hora de saborear a refeição, os pais podem estimular o vocabulário dos filhos ao contar histórias do passado ou incentivá-los a falarem sobre seu dia. Para isso, é importante usar perguntas que exijam o desenvolvimento de respostas, sem usar somente “sim” ou “não”. Dá para perguntar onde foram com a vovó, o que viram lá, quem estava na festa de aniversário do colega ou ainda por que o filho ficou com medo em determinada situação. Inclusive, falar sobre assuntos que preocupam a criança aumenta seu interesse pela conversa.
Também vale fazer perguntas de acompanhamento como “e então, o que aconteceu?” ou repetir o que o pequeno falou para incentivá-lo a continuar. Por exemplo: se a criança disser “fomos ao parque”, o pai pode responder “isso mesmo, fomos ao parque!” e usar frases como "uh-huh", "oh", e "eu não sabia disso, sério?”, o que ajudará a manter o diálogo e a melhorar a capacidade de compreensão da criança, algo essencial para a leitura.
*Diana Leyva, professora associada de Psicologia na Universidade de Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos
©2022 The Conversation. Publicado com permissão. Original em inglês.