Bigstock
Bigstock| Foto:

Todas as pessoas têm algum talento. Há pessoas que têm facilidade para cantar, outras para desenhar ou para praticar determinado esporte, e por aí vai. Essas habilidades, porém, precisam ser cultivadas para que se desenvolvam em plenitude e não serem desperdiçadas.

É tarefa dos pais guiar os seus filhos ao longo do seu crescimento para que conheçam suas habilidades e as aproveitem ao máximo. Para isso, não será suficiente o seu talento, mas também o esforço, a disciplina e a humildade de não confiar apenas nas predisposições inatas. Muitas coisas podem ser feitas para desenvolver o potencial das crianças. Confira algumas dicas:

 

  1. Deixe que elas soltem a imaginação ? Crianças com talento para o desenho, a atuação ou a música precisam dar vazão à sua imaginação. Não as recrimine quando elas estiverem testando novas possibilidades. Pelo contrário, ajude-as, fornecendo o necessário para que elas desenvolvam o seu potencial criativo.

 

  1. Leve-as a atividades relacionadas ao seu talento ? Ter figuras de referência é extremamente importante para dar forma ao talento da criança. Exposições artísticas, concertos, shows, museus, peças, competições esportivas e outros eventos são ambientes que sem dúvida contribuirão para o desenvolvimento de suas habilidades.

 

  1. Desenvolva a sua autoestima ? Muitas vezes, o obstáculo para potencializar o próprio talento – ou mesmo descobri-lo – é a falta de confiança em si mesmo. Um ambiente de acolhimento, incentivo e reconhecimento ajuda a criança a perceber os próprios pontos positivos e a desejar desenvolvê-los.

 

  1. Nunca faça comparações ? Todas as pessoas têm seu próprio ritmo. Se uma criança aprende em uma velocidade mais lenta que outra, não se deve desestimulá-la nem a comparar a outras crianças, mas sim reconhecer cada passo dado, ter paciência e oferecer o que for possível para ir adiante.

 

  1. Tenha paciência ? Mesmo quando o talento é inato, trabalhar para desenvolvê-lo pode ser duro. É uma atividade a longo prazo, que requer a disposição e a colaboração da própria criança e a compreensão do seu ritmo. Os resultados vão aparecer a partir da dedicação empregada e do acompanhamento afetuoso ao longo do caminho.

 

*****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Deixe sua opinião