O vínculo que existe entre pai e filha é todo especial. No futuro, a qualidade desse relacionamento desempenhará um papel importante na escolha do companheiro e na educação dos filhos. Que pai não fica feliz em ser considerado pela filha um exemplo de homem e de pessoa e um verdadeiro mestre na vida?
Confira essas 14 coisas que um pai deve vivenciar com a sua filha para que ela se torne uma mulher segura, responsável e forte:
01) Dê atenção a ela
Ao chegar do trabalho, reserve um tempo para brincar e conversar com ela. Ajude-a a pôr o pijama e conte-lhe uma historinha antes de dormir. Aproveite, porque elas crescem rápido!
02) Andem de mãos dadas
Parece um gesto insignificante, mas não é. Andar de mãos dadas transmite segurança, proteção e cuidado.
03) Elogie-a com frequência
Não se trata de passar a mão na cabeça sem critério algum, mas reconheça aquilo que ela faz. E elogie-a não só pela beleza, mas pela criatividade, pela coragem, pela honestidade, pela inteligência e por todas as qualidades que ela demonstrar.
04) Crie o máximo de momentos positivos para ela lembrar para sempre
Planeje programas que saiam do cotidiano e reforcem a união entre vocês dois. Passeiem no parque ou na praia, andem juntos de bicicleta ou patins, leve-a ao cinema ou a um lugar diferente de surpresa. Diferentemente de presentes que todo mundo tem, esses momentos serão lembrados para sempre por vocês dois.
05) Escute-a
Mostre que a opinião dela importa e que ela tem voz. Preste atenção ao que ela diz, mesmo se você estiver cansado. Você terá todo o tempo do mundo para descansar quando ela crescer. Deixe claro que você está sempre disposto a escutá-la, evite julgamentos precipitados e valorize o que ela disser.
06) Ensine a ela o que é o amor
O relacionamento que você tem com a sua esposa influencia muito o tipo de relação que a sua filha buscará no futuro. Se você quer que ela encontre alguém que a ame de verdade, mostre que ela merece alguém que a faça tão feliz quanto você faz à sua esposa.
07) Deixe-a dormir ao seu lado
Não deve ser um hábito, mas de vez em quando deixe ela adormecer ao seu lado. Isso lhe trará uma sensação de proteção e reforçará o vínculo entre vocês.
08) Dance com ela
Com música ou sem, com maestria ou desajeitadamente, o importante é dançar. Não interponha desculpas. Ela agradecerá você para sempre.
09) Não tome decisões por ela
Ela quer fazer balé ou prefere caratê? Seja o que for, apoie. Contanto que seja moralmente correto, não determine o que ela deve decidir com base nas suas preferências pessoais. Preocupe-se apenas em ensiná-la a escolher com sabedoria.
10) Ensine-a a ser responsável pelos seus atos
Se ela cometer algum erro, ajude-a a encontrar uma solução, mas não resolva o problema no lugar dela. Eduque-a para a autonomia e ensine-a a superar momentos de tristeza e decepção e ser, assim, uma pessoa forte e responsável.
Com informações de Aleteia.
*****
Recomendamos também:
***