A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, deu à luz uma menina na última quinta-feira (21/06), tornando-se a segunda chefe de governo da história recente a ter um filho no cargo – precedida pela ex-primeira-ministra do Paquistão, Benazir Bhutto, que teve uma filha durante seu mandato, em 1990. Ardern anunciou o nascimento em seu perfil no Facebook, com uma foto em que aparecem a bebê e o seu parceiro, o apresentador de tevê Clarke Gayford.
Ardern, de 37 anos, é a mulher mais jovem do mundo à frente do governo de um país. Ela deve tirar seis semanas de licença-maternidade e então voltar ao trabalho, enquanto Gayford ficará em casa para cuidar da pequena. A primeira-ministra desempenhou a sua função até o último dia de gestação, quando finalmente o seu vice, Winston Peters, assumiu interinamente o governo do país.
Como sair do Brasil e se mudar para a Nova Zelândia com sua família
O parto, que aconteceu em um hospital de Auckland, a maior cidade do país, estava marcado para o dia 17, mas no dia 19 Gayford tuitou uma foto que mostrava Ardern trabalhando, com a hashtag #stillwaiting (“ainda à espera”). “Qualquer pessoa que queira ser primeira-ministra deve ter certeza que tem um apetite por ler e ler e ler e ler”, escreveu o parceiro da política, que apresenta um programa de pesca na televisão neozelandesa.
Ardern já havia dito em janeiro, quando anunciou a gravidez, que não é “primeira mulher a trabalhar e ter um bebê”, em resposta às críticas de parte da imprensa. Mesmo no ano passado, durante a sua campanha, um jornalista lhe disse que os neozelandeses precisavam saber se a primeira-ministra tiraria licença-maternidade durante o mandado. “É inaceitável que em 2017 as mulheres tenham que responder a essa pergunta em seu ambiente de trabalho”, disse ela, defendendo que a decisão de ter filhos cabe à mulher.
*****
Recomendamos também:
***
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.