O Conselho de Estado francês manteve uma decisão que proíbe a veiculação de uma campanha de conscientização sobre a síndrome de Down na televisão do país, alegando que “a expressão de felicidade” das pessoas com a condição retratadas no vídeo “seria capaz de perturbar a consciência” das mulheres que optaram pelo aborto ao ter seu filho diagnosticado com a síndrome.
Atriz de Bridget Jones alerta: grávidas são pressionadas a abortar bebês com síndrome de Down
O órgão do governo francês que fiscaliza as rádios e televisões do país já havia proibido a veiculação da campanha, intitulada Dear Future Mom, mas portadores da síndrome e suas famílias haviam recorrido com um apelo, derrotado pelo Conselho de Estado.
O texto do Conselho de Estado não fala explicitamente de aborto, mas se refere a mulheres “que fizeram legalmente diferentes escolhas de vida pessoal”. Por isso, a veiculação da campanha seria “inapropriada”. Na França, 96% dos fetos diagnosticados com síndrome de Down são abortados.
O vídeo de dois minutos foi criado pela CoorDown, um órgão italiano formado por portadores da síndrome, para o Dia Mundial da Síndrome de Down de 2014. A produção apresenta pessoas com Down de vários países respondendo a uma mulher assustada cujo feto tinha acabado de ser diagnosticado com a condição. “Estou com medo: que tipo de vida meu filho terá?”, questiona a mulher em uma carta.
Em resposta, portadores da síndrome explicam o que podem fazer: falar, ler, escrever, ir à escola, trabalhar, consertar bicicletas, viver de forma independente, amar e muito mais. Suas histórias refletem a realidade de como é viver com a síndrome de Down e têm o objetivo de tranquilizar as mulheres que receberam esse diagnóstico no pré-natal, deixando de lado estereótipos ultrapassados.
Assista ao vídeo:
Com informações de Huffington Post.
****
Recomendamos também:
Atriz de Bridget Jones alerta: grávidas são pressionadas a abortar bebês com síndrome de Down
Agência de modelos rejeita bebê com síndrome de Down, mas ele ficou famoso mesmo assim
“Sou muito bom limpando mesas e o chão”: um jovem com Down à procura de trabalho
****
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.