A formação de um bebê no ventre materno em fotos incríveis
| Foto:

Lennart Nilsson foi um fotógrafo sueco que passou cerca de 12 anos fotografando um dos momentos da vida humana mais impressionantes: a gestação no útero materno. O feito só foi possível porque na década de 50 ele passou a se dedicar a algumas técnicas de fotografia que permitiam a realização de extremos close-ups. Combinando isso ao uso de endoscópios extremamente finos, que passaram a estar disponíveis na década de 60, ele produziu imagens pioneiras de vasos sanguíneos e cavidades do corpo, feitas em pessoas vivas. Foi então que chegou ao seu principal objetivo, que era fotografar o início da vida, desde a fecundação do óvulo até próximo de seu nascimento.

10 fotos inspiradoras que mostram como a paternidade melhora os homens

O ensaio “A child is born” foi publicado pela revista Life em 1965, tendo uma das imagens como capa. Ainda, outras 16 páginas apresentavam o trabalho feito por Nilsson e naquele mesmo ano um livro foi lançado. Foi a primeira vez que detalhes do desenvolvimento humano puderam ser vistos por todos, com tanta clareza.  Em 2009, as fotos de uma gestação vistas “por dentro” ganharam retoques digitais para a quinta edição da obra.

Nilsson faleceu no início de 2017, aos 94 anos.

 

Veja algumas imagens de seu impressionante trabalho:

 

Espermatozoide entrando no óvulo. Espermatozoide entrando no óvulo.

 

 

24º dia de gestação. O embrião ainda não tem esqueleto, mas já tem um coração que começou a bater desde o 18º dia. 24º dia de gestação. O embrião ainda não tem esqueleto, mas já tem um coração que começou a bater desde o 18º dia.

 

 

Com 4 semanas, seus olhos começam a distinguir-se como pontos negros e surgem protuberâncias que se transformarão em braços e pernas. Com 4 semanas, seus olhos começam a distinguir-se como pontos negros e surgem protuberâncias que se transformarão em braços e pernas.

 

 

11163764_1011891925488324_8557652091292698283_n Aos 40 dias pode-se ver as células da placenta, encarregadas de conectar o embrião com a parede uterina.

 

 

Com 12 semanas, o feto usa suas mãos para explorar seu próprio corpo e o que há ao seu redor. Com 12 semanas, o feto usa suas mãos para explorar seu próprio corpo e o que há ao seu redor.

 

 

Com 16 semanas, o bebê em gestação mede 11,5 centímetros e pesa em torno de 99 gramas. Com 16 semanas, o bebê em gestação mede 11,5 centímetros e pesa em torno de 99 gramas.

 

 

Com 18 semanas, o feto tem aproximadamente 14 centímetros e pode perceber sons do exterior. Com 18 semanas, o feto tem aproximadamente 14 centímetros e pode perceber sons do exterior.

 

 

Com 19 semanas é possível ver unhas. Com 19 semanas é possível ver unhas.

 

 

Com 20 semanas e medindo aproximadamente 20 centímetros o bebê está coberto por lanugo, um tipo de cabelo muito leve. Com 20 semanas e medindo aproximadamente 20 centímetros o bebê está coberto por lanugo, um tipo de cabelo muito leve.

 

 

Com seis meses, o bebê em gestação está quase pronto para deixar o útero e já pode encaixar-se de cabeça para baixo para facilitar o parto. Com seis meses, o bebê em gestação está quase pronto para deixar o útero e já pode encaixar-se de cabeça para baixo para facilitar o parto.

 

 

Com 36 semanas, falta apenas um mês para o nascimento. Com 36 semanas, falta apenas um mês para o nascimento.

 

Saiba mais sobre o trabalho de Lennart Nilsson.

 

****

Recomendamos também:

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

 

Deixe sua opinião