Imagine que você está dirigindo por uma rodovia, quando vê ao longe um ciclista em alta velocidade que, pela posição aerodinâmica do corpo, parece ser um profissional. Você se aproxima e constata – de olhos arregalados – que se trata de uma freira de hábito, véu e tudo, menos capacete. Foi o que aconteceu na Espanha nos últimos dias – e tudo foi registrado em um vídeo que viralizou nas redes sociais.
O vídeo foi gravado por dois homens que transitavam pela rodovia e que, no registro, se referiram a ela como “Irmã Bicicleta”. Segundo o jornal El Correo Gallego, trata-se de uma religiosa polonesa que estava percorrendo o Caminho de Santiago, uma tradicional rota de peregrinação europeia. No vídeo, de fato, pode-se ver uma bandeira polonesa amarrada à bicicleta.
Segundo a Oficina de Acogida al Peregrino, um órgão oficial do Santuário de Santiago de Compostela, durante o ano passado 23.347 peregrinos fizeram o caminho de bicicleta – cerca de 8,4% do total. A maioria – 277.854 – prefere percorrer a rota a pé.
O Caminho de Santiago é um patrimônio mundial reconhecido pela Unesco desde 1998. As peregrinações a Compostela, em cuja basílica se acreditam estar os restos mortais do apóstolo São Tiago, datam pelo menos do século IX.
*****
Recomendamos também:
***