Um dos sanduíches mais tradicionais do cardápio do McDonald’s foi criado para agradar a clientela católica. Lou Groen, proprietário da primeira franquia da rede em Cincinnati, no estado de Ohio, criou o McFish em 1962, depois de constatar a queda nas vendas de seu restaurante às sextas-feiras, dia em que os católicos tradicionalmente se abstêm de carne.
“A área em que estávamos era 87% católica. Nas sextas-feiras lucrávamos apenas 75 dólares por dia. Todos os nossos clientes iam ao Frisch’s” – uma rede da região que “tinha um ótimo sanduíche de peixe”, contou Groen em 2007 ao Today.
“Então eu inventei o meu sanduíche de peixe. Desenvolvi um empanamento especial, fiz o molho tártaro e levei para a sede do McDonald’s”, relatou ele. Por se tratar de uma franquia, uma nova opção no cardápio deveria ser aprovada pelo franqueador. Groen apresentou então a proposta a Ray Kroc, o presidente do McDonald’s.
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Mas a aprovação não foi instantânea: Kroc tinha a sua própria ideia de um sanduíche sem carne. “Ele chamava o seu sanduíche de Hula Burger”, contou Groen. “Era um pão frio, uma fatia de abacaxi e só”.
Assim, Kroc fez uma aposta com Groen: os dois sanduíches estariam disponíveis no cardápio em uma sexta-feira. Aquele que vendesse mais permaneceria no menu. “Venci com as mãos para trás”, comemorou Groen, ele mesmo um católico. “Vendi 350 sanduíches de peixe naquele dia. Ray nunca me contou como foi a venda do seu sanduíche”.
O McFish, chamado em inglês de Filet-O-Fish, foi a primeira adição ao menu original do McDonald’s – apenas um ano depois de Kroc comprar a franquia de Dick e Mac McDonalds – e salvou a franquia de Groen. Quando ele a vendeu, 24 anos depois, já era dono de 43 restaurantes da rede.
A Igreja Católica propõe a abstinência de carne na Quarta-Feira de Cinzas e em todas as sextas-feiras do ano. No Brasil, por determinação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, essa abstinência pode ser substituída por outra prática de penitência, de oração ou de caridade.
Com informações de USA Today.
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