No Peru, há um grupo de pop rock formado por doze mulheres que tem feito shows em várias partes do mundo e cujos clipes têm viralizado na internet. O detalhe curioso é que todas as doze garotas são freiras e a banda surgiu em um convento de Lima: trata-se do grupo Siervas, que chegou a se apresentar até mesmo ao papa Francisco, em sua visita ao México em 2016.
“As pessoas se esquecem de que as freiras eram pessoas normais antes de se tornarem freiras. Nós somos como você, ouvimos música pop e rock a vida toda”, disse a irmã Mônica Nobl, membro do grupo. Foi conversando sobre música no convento que as religiosas perceberam que várias delas sabiam tocar diferentes instrumentos.
Embora tenha se formado no Peru, a banda é composta por freiras originárias de vários países. Somente Mônica e Camila são peruanas. Ivonne, Paula, María Josefina e Teresa são chilenas. Andrea é argentina, Dayana é equatoriana e Cindy é venezuelana. Mas o grupo não se restringe à América do Sul: Kathleen, Arisa e Jessica são, respectivamente, das Filipinas, do Japão e da China.
As religiosas são membros da congregação Servas do Plano de Deus, fundada em 1998 em Lima. Elas já lançaram dois discos: Ansias que queman, em 2014, e Hoy despierto, em 2016.
Confira um clipe da banda:
****
Recomendamos também:
Os católicos e o rock: 7 bandas que você precisa conhecer
Fazem falta as músicas religiosas com crítica social, diz padre Zezinho
Direito de Nascer: a música pró-vida nascida no Brasil que ganhou o mundo
****