A Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) e a Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia da América Latina e Caribe (RedPop) publicaram dois guias com uma relação extensa de locais de divulgação da ciência, como observatórios, jardins botânicos, aquários, instalações itinerantes, zoológicos e associações que atuam na popularização da ciência e da tecnologia no Brasil, na América Latina e no Caribe.
Os guias “Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe” e “Centros e Museus de Ciência do Brasil 2015” foram lançados durante a 67.ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), encerrada no dia 18 de julho.
A terceira edição do Guia de Centros e Museus de Ciência do Brasil traz informações de 268 espaços do país. Foi realizado com o apoio da Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Museu da Vida/Fiocruz e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É possível fazer o download gratuito do guia no site do ministério.
Já o Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe traz 470 museus de 22 países e pode ser consultado no site da Red de Populariz RedPop.
Com informações da Agência Fapesp.