O curso tem duração de sete dias e o objetivo é ajudar pessoas que estejam ansiosas, irritadas, com insônia ou que apresentem sintomas de tristeza sem motivo aparente.| Foto: Unsplash/Simon Migaj
Ouça este conteúdo

Antes mesmo das incertezas e mudanças trazidas pela pandemia de Covid-19, o Brasil já era considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o país mais ansioso do mundo. Além disso, uma pesquisa divulgada pela plataforma online de saúde mental Vittude em agosto de 2019 relatou que, além da ansiedade, transtornos como estresse ou depressão também afetavam até 86% dos brasileiros. “Isso mostra que não temos cuidado da nossa mente como deveríamos, e a situação se agravou ainda mais durante a pandemia”, afirma a psicóloga Sheila Drumond.

Por isso, a fundadora do Centro de Psicologia Positiva e Mindfuness do Paraná decidiu oferecer um curso online gratuito de meditação para adolescentes e adultos. A proposta terá duração de sete dias – entre 18 e 24 de setembro –, ocorrerá por meio de um grupo no WhatsApp e tem o objetivo de atender indivíduos com sintomas como irritabilidade, pensamento repetitivo e acelerado, tristeza sem motivo aparente ou inquietação.

“Também vamos focar na hipervigilância, que é a dificuldade de desligar mente e corpo, trazendo problemas relacionados ao sono”, completa a psicóloga, ao citar pacientes que já acordam cansados e não conseguem controlar as próprias emoções. “É como se a pessoa sentisse que, a qualquer momento, pode explodir”, explica.

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

A jornalista e professora Kátia Viviane Vanzini sabe bem como é isso. Com a agenda repleta de atividades devido aos seus dois empregos, família e ao doutorado em Comunicação, ela percebeu sua ansiedade se multiplicar, prejudicando as noites de descanso e também sua capacidade de atenção ao longo do dia. “Comecei a sofrer de insônia e percebi que estava fazendo muita coisa no automático, sem me concentrar”, relata a moradora de Osasco, em São Paulo. “Foi aí que descobri o curso”.

Mesmo com pouca disponibilidade de tempo, ela acompanhou as aulas diariamente, sempre no mesmo horário, e garante que sentiu diferença já nos primeiros dias. “Quando eu via que estava fazendo algo importante sem prestar a devida atenção, eu parava, respirava fundo e tentava me concentrar no momento presente”, recorda, ao citar também que os episódios de insônia diminuíram.

De acordo com Sheila, isso acontece porque as técnicas de Mindfulness treinam o cérebro do aluno para ter mais atenção nas atividades que realiza, e isso traz inúmeros benefícios no dia a dia. “Percebemos o combate efetivo ao estresse, gerenciamento da ansiedade, fortalecimento do sistema imunológico e ainda maior chance de evitar as recaídas para quem já teve depressão”, diz. “Sem contar que há estudos apontando o mindfulness como protetor do cérebro para prevenir desordens mentais”.

Como participar

Para ter acesso às aulas gratuitas, basta acessar o site do curso até a próxima sexta-feira (18) e clicar em “quero entrar no grupo” para receber os vídeos enviados via WhatsApp. A proposta terá duração de sete dias e apresentará práticas formais e informais, além de reflexões diárias para os alunos. “Será uma experiência impactante para quem mergulhar nela de verdade!”, promete a idealizadora do projeto.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]