Os Estados Unidos têm 63 parques nacionais. E desde 2015, Brad Ryan, de 41 anos, e sua avó Joy Ryan, de 92, estão percorrendo o país conhecendo cada um deles. Agora, essa aventura está chegando ao fim.
Siga o Sempre Família no Instagram!
A ideia de ter a avó como companheira de viagem surgiu quando, há sete anos, Brad estava passando um fim de semana conhecendo uma trilha, para relaxar diante da intensa rotina do curso de veterinária. Enquanto contava para Joy os seus feitos, percebeu como ela se maravilhava ao ouvi-lo. "E eu me senti mal por ela estar sempre vivendo indiretamente através das minhas histórias", disse ele ao Good Morning America. "Sabendo que ela nunca tinha visto desertos e montanhas, e o oceano e esses incríveis lugares selvagens na Terra, parecia uma responsabilidade minha, garantir que ela tivesse algumas dessas boas memórias".
Brad então convidou Joy para uma viagem de dois dias ao Parque Nacional Great Smoky Mountains, na divisa dos estados do Tenesse e Carolina do Norte. Mas confessou que após chamá-la, ponderou o quão desafiador seria levar uma senhora de 85 anos para um passeio como esse. "Mas eu estava enganado. Eu tinha uma percepção errônea do que a idade significa, e mais: o que a motivação dela permitiria que fizesse", lembrou ele.
“Sempre tentei ser positiva na minha vida e não doeu tentar algo novo nenhuma vez. Então eu não queria ter que me arrepender no dia seguinte por não ter feito isso", disse Joy. E quando o neto começou a documentar as viagens para conhecer outros parques, no Instagram, e diversas pessoas começaram a seguir a aventura dos dois, ela disse que se surpreendeu: "Nós não esperávamos isso. Ele só estava colocando fotos nas redes sociais, para que a família e outras pessoas em nossa cidade soubessem o que estávamos fazendo!”
Vinculo renovado e uma amizade especial
Antes da primeira viagem, Brad estava sofrendo com questões relacionadas à sua saúde mental e Joy foi fundamental para mostrar ao neto, o que é ser resiliente. "Achei que estava tentando fazer algo para ajudá-la, e ela acabou me salvando no processo. A partir daí, percebemos que havia mais coisas que queríamos ver e fazer juntos", confessou ele ao The Washington Post.
As viagens trouxeram à dupla uma parceria existente durante a infância de Brad. Ele inclusive credita a ela o amor que sente pelos animais que o levou a cursar veterinária. "Fomos muito próximos durante toda a minha infância e minha avó sempre me incentivou a estar em contato com a natureza. Acho que é disso que vem meu amor pelos animais.
Mas o vínculo entre eles se rompeu quando Brad foi para a faculdade, em meio ao divórcio de seus pais. E houve um período de 10 anos em que ele e Joy não se falaram. "Tivemos que realmente começar nosso relacionamento do zero", disse Brad.
Mas agora, o que seria uma típica relação neto-avó se transformou em uma amizade realmente próxima. "Eu não o trocaria por ninguém. Ele é meu melhor amigo com certeza", completou a animada Joy.
Rumo ao 63º parque
Claro, a pandemia de Covid-19 atrasou os planos de Brad e Joy. Antes de precisarem parar suas viagens, eles já haviam conhecido 29 parques nacionais. “Tudo o que podíamos fazer naquele momento era esperar que as coisas mudassem ", relatou Brad ao GMA.
Finalmente, em julho de 2021 eles retomaram sua agenda e fizeram isso em grande estilo: visitaram os oito parques nacionais do Alasca. Lá, os dois fizeram desde rafting em corredeiras de classe três e até encontraram com animais selvagens pelo caminho, passando por caminhadas em geleiras. "Eu sempre quis ver os ursos pegando os peixes e finalmente consegui. Foi muito divertido!", disse Joy.
Em breve os dois chegarão ao 63º parque, que curiosamente é um dos mais próximo da cidade em que eles moram, em Duncan Falls, Ohio. O parque fica a 10 mil quilômetros de distância. Para os dois, apesar da alegria de estarem completando o roteiro, já há também um sentimento de saudade. "Tem sido uma grande aventura", disse Vovó Joy. "Foi realmente uma época linda e eu não a trocaria isso por nada".