Com a pandemia do novo coronavírus, muitos de nós estamos há mais de um mês em casa, saindo apenas para tarefas essenciais e, ainda assim, mantendo o distanciamento social. Nessa rotina, em que entram em cena a hiperconvivência com os familiares, a mudança de hábitos em relação a atividades físicas e a supressão das formas de lazer a que estávamos mais habituados, tecer uma relação saudável com a própria interioridade pode ser decisivo para a saúde mental.
Nesse sentido, as diversas formas de meditação podem ser de grande auxílio. Para colocar os interessados em contato com uma das tradições mais conhecidas, o zen budismo, o Observatório de Educação para a Interioridade da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) promove nesta quinta-feira (30) uma live com a monja Coen Roshi. A transmissão dá continuidade à série Medite em Casa, que o observatório lançou neste contexto de isolamento social.
“O Medite em Casa propõe que de dentro de nossa casa física encontremos um lugar de acolhido na nossa casa espiritual através da meditação”, explica Valcir Moraes, especialista do Observatório de Educação para a Interioridade. “Neste período de isolamento social sabemos que a meditação tem sido útil a muitas pessoas para ajudá-las no enfrentamento de situações de solidão, tristeza e mesmo de sintomas de ansiedade”.
A monja já participou há duas semanas de um episódio do podcast produzido pela Diretoria de Identidade Institucional da PUCPR. “Meditar é conhecer a si mesmo em profundidade. Não é apenas uma calma, um ficar bem, um fugir da realidade – ao contrário, é penetrar em mais profundidade neste momento”, disse ela. É a proposta que o Observatório de Educação para a Interioridade da universidade tem seguido desde a sua fundação, há dois anos.
As oficinas de meditação de diversas modalidades que o observatório promove desde então serão realizadas virtualmente a partir da próxima semana, toda quinta-feira, às 18 horas, na página do Instagram da Diretoria de Identidade Institucional da PUCPR.
A live com a monja Coen pode ser acompanhada pelo canal da PUCPR no YouTube, das 18 às 19 horas desta quinta-feira, 30 de abril. A página do observatório também publicou um texto do padre Gabriel Augusto Vecchi, prior da Abadia Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo – que colabora com as oficinas de meditação do observatório –, sobre o que a vida de clausura de um monge pode ensinar a quem está vivendo a quarentena.