Se existe um processo que rege o ser humano desde o nascimento, sem dúvida é a morte. Junto com nossa chegada a este mundo, nossa partida é o evento inevitável ao qual cada um de nós está predestinado. Apesar disso, a negação da morte como um processo vital e preciso é recorrente. E isso o tornou o problema essencial a ser evitado. O grande tabu.
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Apesar de tudo, alguns autores enfatizam que a morte, tanto a de terceiros quanto a deles, pode se tornar uma das experiências mais significativas da vida humana.
Nós pensamos que somos imortais, mas não somos
Desde os primórdios da medicina, a morte é considerada o pior inimigo, sendo a morte do paciente interpretada como o maior fracasso. No entanto, também era o inimigo mais comum, e a morte estava na ordem do dia. Epidemias e doenças infecciosas foram responsáveis pelo maior número de mortes.
Depois vieram os avanços na saúde que, com um golpe, mitigaram as consequências letais de uma infinidade de doenças. Somados à evolução econômica e tecnológica, esses avanços levaram a uma maior expectativa de vida e, com isso, criaram também uma falsa sensação de imortalidade na sociedade. Juventude e beleza são os grandes valores, enquanto a doença, a velhice, a deficiência e, acima de tudo, a morte são deixadas de lado.
Essa situação tem levado a sociedade a perder valores éticos primordiais, priorizando valores de eficiência e produtividade, ou seja, valores totalmente contrários à morte. Isso explica por que uma mudança nas atitudes da sociedade em relação à morte é precipitada e o lugar onde se morre é deslocado. Você não morre mais em casa: você morre no hospital e sozinho.
Na sociedade hedonista de hoje, cujo sentido é a busca contínua do prazer, a morte não tem nem sentido, nem espaço. É por isso que se desloca para a periferia em forma de cemitério ou casa funerária, substituindo os velhos velórios que faziam na casa do defunto por um acompanhamento institucional e até mesmo levando ansiolíticos para "não ter que sofrer".
A morte nos assusta, não é acompanhada e muito menos é falada. Nós a separamos, ela não é mais aceita como parte do processo natural da existência, mas como uma frustração dele. Nesse esforço social de resistência à morte, é preciso levar em conta seus protagonistas, o paciente e a família, e o conflito gerado entre eles para não se fazerem sofrer, a temida conspiração do silêncio.
Menos informação, mais sofrimento
Nosso grupo de pesquisa tem desenvolvido diversos estudos sobre enfrentamento em final de vida de pacientes paliativos e seus familiares, levando em consideração diversas dimensões como cultura, gênero, classe social, etc. Porém, o mais verbalizado pelos discursos dos pacientes em estudo é a ausência de comunicação com a família durante seu processo e, às vezes, com os próprios profissionais de saúde.
Porque existe a tendência de não dizer ao paciente que ele está morrendo. E tudo apesar das múltiplas evidências de que a comunicação e, consequentemente, o nível de informação que o paciente tem, irá influenciar proporcionalmente o seu nível de sofrimento. Maior naqueles pacientes que receberam poucas informações sobre seu diagnóstico e prognóstico, ou que não as receberam.
Esse sofrimento pode estar associado a diversos fenômenos, como perdas físicas, medo da morte, não reconhecimento de suas necessidades, sentimento de peso por seus familiares, questões não resolvidas ou sensação de dor. Mas um fenômeno se destaca acima de tudo: a incerteza.
A comunicação adequada por parte dos profissionais e familiares pode reduzir consideravelmente os níveis de incerteza do paciente e, portanto, diminuir a ansiedade. A pandemia tornou visível este sofrimento, esta situação excepcional, tornou-nos conscientes da finitude do nosso ser, da necessidade de comunicar, de expressar os nossos medos, de dizer adeus. Embora seja apenas uma consciência. Agora o mais difícil permanece: a ação.
*Begoña García Navarro é professora do Departamento de Enfermagem, diretora de Saúde da Universidade de Huelva. Pesquisadora do Grupo ESEIS e da AFLV Research Group INVESTIGA + da Universidade de Huelva
©2021 The Conversation. Publicado com permissão. Original em espanhol.