Mãe, mulher, dona de casa, profissional. O acúmulo de funções tem desgastado as mulheres que engrossam a fila de doentes cardíacos e outras complicações. Um estudo publicado pelo Journal of the American College of Cardiology mostra que mulheres correm mais risco de sofrer com doenças cardíacas provocadas pelo estresse, já considerada a epidemia do século pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A especialista em administração familiar e autora do livro Donas de Casa Estressadas, Kathy Peel, traz uma série de dicas preciosas para organizar a rotina e permitir que mulheres consigam dar conta do recado com pequenas mudanças na rotina e na criação de novos hábitos de organização. Para ela existem princípios importantes na administração familiar com departamentos distintos que devem ser supervisionados:
Casa & Propriedade: manter e cuidar de todos os ativos tangíveis, incluindo seus pertences, os carros, a casa e o que está a sua volta.
Alimentação: satisfazer as necessidades de nutrição diária de sua família.
Família & Amigos: cuidar de relacionamentos, como pais e cônjuges e com parentes, amigos e vizinhos.
Finanças: administrar o orçamento, pagar contas, economizar, investir e fazer doações de caridade.
Eventos Especiais: planejar e coordenar ocasiões especiais (aniversários, datas comemorativas, férias, brechós, reuniões familiares e celebrações) que saem da rotina normal.
Tempo & Agenda: gerenciar a agenda da família e a rotina diária (mandar a pessoa certa para o local certo na hora certa e com o devido preparo).
Autogerenciamento: cuidar do corpo; melhorar a mente; alimentar o espírito.
Ao separar esses sete tópicos, é hora de agir na administração do seu tempo. A sugestão é fazer uma lista de dicas diárias para classificar todas as tarefas em seu devido tópico. A ideia é definir o que é trivial, o que é prioridade, quais tarefas podem ser divididas e quais podem ser delegadas. Essa lista deve ser separada por horas considerando o momento em que você se levanta até o momento em que vai se deitar.
- Liste tudo o que deve ser feito: isso inclui coisas óbvias como refeições para as crianças, abastecer o carro, passando por agendamento de compromissos e todas as tarefas que você se lembrar.
- Olhe para a lista e avalie o que pode ser delegado para as pessoas que moram com você (marido, filhos).
- Ao delegar, exclua essa tarefa da sua lista.
- Verifique quais são as tarefas dispensáveis pelo menos por hoje.
- Convoque uma reunião familiar, peça a opinião de todos e estabeleçam juntos uma lista “Quem é responsável pelo quê?”.
- Trabalhe em seu ritmo e organize um tópico de cada vez.
- Para cada item não utilizado em sua casa questione: quando ele foi usado pela última vez? Isso merece espaço em minha casa? Existem memórias relacionadas a isso?
Para a autora, o importante é encontrar coragem para mudar, sair da zona de conforto e admitir a necessidade de mudança. Trocar um hábito adquirido por um novo e mais saudável pode ser bem difícil no começo. Ela lista ainda alguns problemas relacionados ao gerenciamento do tempo e sugere soluções.
Problema 1: Você tem filhos pequenos e, inevitavelmente, perde tempo e se atrasa por causa de algo que alguém derramou, uma fralda suja ou um bebê resmungão.
Solução: Planeje-se. Deixe tempo extra na sua rotina para imprevistos. Tenha sempre no carro fraldas limpas, lenços, rolo de papel, mudas de roupa para as crianças, recipientes plásticos para lanches não perecíveis e garrafa de água.
Problema 2: Suas tarefas domésticas estão se acumulando.
Solução: Gaste dez minutos por dia naquilo que você tem adiado. Quando terminar uma sequência de tarefas elogie-se. Se tiver seis gavetas para limpar, parabenize-se a cada uma que terminar.
Problema 3: Quando você tenta agendar um corte de cabelo, seu cabeleireiro favorito está com a agenda lotada. O mesmo acontece com as consultas médicas de seus filhos.
Solução: Quando você corta o cabelo ou faz outro serviço, sabe que precisará fazer novamente. Então já agende enquanto estiver pagando. O mesmo vale para o pediatra.