Em anos de crise nada como tentar formas alternativas para presentear as pessoas. E é neste cenário que a brincadeira do amigo secreto ganha ainda mais adeptos. Mas esse formato, apesar de velho conhecido nas festividades, pode render muitas gafes.
Segundo a consultora de etiqueta e responsável pelo blog Elegante Sempre, Janaina Depiné, o ideal é escolher o tipo de amigo secreto mais adequado para cada ambiente. “Para os amigos que compartilham um hobby, por exemplo, uma boa opção é o amigo temático que poderá envolver o tema do hobby do grupo. Aí não tem como errar! Já para aqueles que estão sem tempo para organizar a brincadeira, uma boa opção é estipular um valor e cada um compra algo neutro (válido para homens ou mulheres). O nome do amigo secreto é tirado no dia da revelação. Com crianças ou amigos com dinheiro curto uma alternativa é o Amigolate, quando o presente é um chocolate. Barato e fácil de achar em qualquer lugar”, conta Janaina.
Para acertar na escolha é importante conhecer a pessoa, seus hábitos e preferências. “Tente agir como um investigador. Busque dados no Facebook (estilo musical, time que torce, filmes de que gosta) e outras redes sociais. Vasculhe conversas em busca de pistas. Se conhecer algum amigo em comum fora do grupo participante da brincadeira, é possível pegar dicas. Com tudo isso em mente é mais fácil sair às compras”, afirma a consultora.
Janaina orienta ainda evitar presentes íntimos demais, sobretudo peças como biquínis, pijamas e lingeries. Itens pessoais como CDs, livros e até roupa podem ser opções apenas se você conhecer bem o gosto do presenteado. Ela cita ainda alternativas que agradam à maior parte das pessoas:
- Livros no perfil do presenteado
- Itens ligados ao hobby da pessoa
- Itens de maquiagem
- Kit de viagem ( porta-passaporte, jogo de nécessaire etc)
- Algo referente ao trabalho da pessoa
Facilite para seu amigo
Se você concordou em participar da brincadeira, facilite as coisas para quem sorteou seu nome. O ideal é que se faça uma lista com três sugestões de presentes que gostaria de ganhar. “Assim, ao menos um deles será encontrado. Também é bom lembrar que o intuito da brincadeira é divertir os participantes, portanto não se deve pedir nada muito complicado ou raro de achar”, avisa Janaina.
Se você ganhou algo que não pediu e de que não gostou, lembre-se de que tudo é uma brincadeira. Ninguém ganha um carro ou uma viagem de amigo secreto. Portanto são lembrancinhas com o mero intuito de melhorar os relacionamentos. Se a pessoa errou, bola pra frente. Ano que vem você tem novas chances de ser presenteado de forma melhor.
***
Recomendamos também:
***
Curta nossa página no Facebook e siga-no no Twitter.