Para cada ação exige-se um empenho e um objetivo a ser alcançado. É isso que faz com que um indivíduo coloque seu esforço e atenção em determinada tarefa. E em se tratando das crianças, são os pais os maiores incentivadores dessa busca por êxito naquilo a que o pequeno é motivado a fazer. Mas, e as crianças que têm déficit de atenção? Como os pais podem contribuir para que seus filhos se saiam bem e tenham sucesso nas atividades solicitadas?
Membros da Fundación Cantabria Ayuda al Déficit de Atención e Hiperactividad, da Espanha, explicam que os país precisam saber que a motivação está intimamente relacionada à autoestima de cada pessoa. A conquista de determinados objetivos, portanto, faz com que a pessoa se torne mais positiva em relação a si mesmo e deseje seguir em frente. Aos poucos, essa sensação faz com que a autoestima se eleve. Por isso, aos pais de crianças com esse déficit cabe a tarefa de valorizá-las, elogiá-las e acreditar em seu potencial, para que elas mesmas percebam sua importância.
Aqui estão alguns outros conselhos a esses pais
1. Crie expectativas adequadas às habilidades daquela criança
Cada pessoa tem suas próprias habilidades. Exigir um objetivo acima disso acabará frustrando e causando a perda de atenção da criança. A melhor coisa é sempre saber em que pontos específicos aquela criança é boa e agir de acordo com seu nível.
2. Ajude-a a definir metas
Que futuro essa criança imagina para si? Os pais devem ajudar os filhos a compreender o que ela pensa em relação à sua vida e contribuir para a definição de seus objetivos, sempre tendo em mente quais são os desejos e sabendo o que de fato os motiva a ser alguém dentro da sociedade.
3. Defina o caminho para que ela alcance seus objetivos
Uma vez que metas foram estabelecidas em conjunto, os pais devem se certificar de que as crianças têm as ferramentas adequadas para alcança-las. Lembrem-se sempre, pais, de que vocês têm muito mais conhecimento sobre os instrumentos que podem ser utilizados para alcançar esse objetivo.
Com informações de Hacer Familia
***
Recomendamos também:
****
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.