Um estudo da Universidade Carnegie Mellon, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, comparou os níveis de cortisol, o hormônio liberado em situações de estresse, entre pessoas casadas e solteiras e constatou: casados são menos estressados do que solteiros, divorciados e viúvos.
Os cientistas coletaram saliva de 572 adultos saudáveis, com idades entre 21 e 55 anos, por três dias não consecutivos. Várias amostras foram coletadas durante um período de 24 horas e testadas. Os resultados foram publicados na revista científica Psychoneuroendocrinology.
Depois de 55 anos de casamento, casal morre no mesmo dia em Joinville
Normalmente, apresentamos um pico de cortisol pela manhã e diminuímos a sua liberação durante o dia. Segundo o estudo, entre os casados essa diminuição é mais rápida. Isso se traduz em menos doenças cardíacas e um maior período de sobrevivência entre pacientes com câncer. Altos níveis de cortisol podem interferir na capacidade do corpo de lutar contra inflamações, o que pode contribuir para o desenvolvimento e a progressão de várias doenças.
“Esses dados nos fornecem uma nova visão de como as relações sociais podem influenciar a nossa saúde”, diz o diretor do laboratório e coautor do estudo, professor da universidade de psicologia Robert E. Doherty.
Com informações do Correio Braziliense.
***
Recomendamos também:
***
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.