Por mais abençoado que alguém se sinta por receber um salário todo fim de mês, não está livre de uma crise no trabalho. E além das consequências profissionais, essa insatisfação também pode “passar” para os relacionamentos familiares.
Siga o Sempre Família no Instagram!
Abby Watts, gerente de conteúdo do site norte-americano iMom, compartilhou em uma de suas colunas algumas dicas para ajudar um cônjuge insatisfeito no trabalho. Tendo em casa o apoio que precisa para discernir melhor o que fazer, o marido ou a mulher que está enfrentando situações complicadas no ambiente profissional, poderá sair dessa sem maiores consequências negativas.
Se faça presente
Não tem coisa pior do que estar incomodado com alguma situação ou realidade e não ter um “porto seguro” para desabafar e ser compreendido. Seu marido, ou esposa, precisa saber que você está com ele (a), independente do que aconteça. Mostre-se como um aliado. Isso com certeza o ajudará a encontrar paz e ter a cabeça no lugar para tomar decisões.
Saiba separar os sentimentos
Quando alguém está insatisfeito com alguma coisa, pode até segurar por um tempo. Mas, uma hora ou outra vai acabar explodindo. Se isso acontecer, lembre-se que o descontentamento é com o trabalho e não com você. Em um momento mais tranquilo, diga a seu cônjuge que isso também está afetando você e pensem, juntos, em uma solução.
Faça perguntas e mostre interesse
Ignorar é a pior forma de tentar resolver um problema. Por isso, faça perguntas que ajudem a pessoa a processar o que está sentindo, mas também a enxergar outras saídas que não apenas a demissão. “Você acha que é apenas essa pessoa que incomoda ou tem algo maior envolvido? ”, “O que precisaria mudar para tornar as coisas mais leves?”, “Como você acha que essa situação poderia ser resolvida?” são alguns exemplos.
Reafirme as qualidades
Se alguém está insatisfeito com o trabalho é bem provável que isso tenha afetado a sua autoconfiança também. Lembre a pessoa do quanto ela é boa no que faz, do que já conquistou trabalhando e quais as qualidades que a levaram até essa posição na empresa. Qualquer um numa situação como essa está sedento por uma palavra de incentivo e encorajamento.
Mostre que está disposto a ajudar
Uma das coisas que faz muita gente suportar um emprego em um ambiente que não lhe faz bem é o impacto financeiro caso fique desempregado. Então, se perceber que a situação está caminhando para isso, comece a pensar no que pode renunciar para passarem por esse momento juntos. Ouvir de alguém que as coisas vão se ajeitar, que vocês podem viver com um carro mais barato, ficar sem jantar por um tempo, repensar aquela viagem ou passar alguns meses sem TV a cabo é consolador para quem está aguentando uma barra em nome do dinheiro.