| Foto: Almos Bechtold/Unsplash
Ouça este conteúdo

Pode ser no início do relacionamento ou depois de anos, mas é possível que marido e mulher tenham receio de dizer o que pensam, se preocupem mais em defender suas opiniões do que em lutar pela harmonia na relação e se acostumem a culpar o outro pelos problemas que surgem. Claro que as duas pessoas são diferentes e nem sempre pensarão ou agirão da mesma maneira. No entanto, é preciso lidar com as disparidades entre o casal de forma equilibrada para vencer o distanciamento emocional entre os dois, e as cinco dicas abaixo publicadas no site norte-americano iMOM podem ajudar. Veja quais são:

CARREGANDO :)
  1. Lembre-se de que seu cônjuge não é seu inimigo:
    Quando sua atenção está voltada a resolver algum problema do seu jeito, é fácil ver seu marido ou sua mulher como um obstáculo. Só que seu parceiro não é seu inimigo e, ainda que ele discorde de você, também deseja resolver a situação e pensa em opções para isso. Então, antes de transformar o fato em uma competição, ouça o que o outro tem a dizer, avalie atentamente a questão e esteja disponível a ceder um pouco para chegar a um acordo. Assim, as brigas serão evitadas e nenhum dos dois se machucará com palavras ditas no calor do momento.
  2. Criem normas para decisões do casal:
    Identifiquem quais são os pontos em que vocês concordam na área de finanças, educação de filhos ou na divisão de tarefas em casa, e estabeleçam diretrizes baseadas nesses critérios. Dessa forma, sempre que surgir algum conflito, será possível consultar as normas pré-estabelecidas e determinar o que será feito. A seguir estão alguns exemplos de normas que podem integrar sua lista: não gastar mais do que um valor "x" do orçamento, sem consultar o marido ou a mulher; sempre pensar no melhor das crianças antes de tomar alguma decisão, e dedicar um número "x" de horas por dia à família.
  3. Não acusem ou culpem o outro:
    É comum todo indivíduo se defender dando desculpas, discutindo ou se afastando ao sentir-se atacado, e isso pode piorar a relação do casal em vez de contribuir para solucionar um problema. Por isso, no lugar de culpar o cônjuge ou acusá-lo de ser desorganizado, por exemplo, compartilhe com ele seus sentimentos em relação a isso. Uma sugestão é explicar que você fica desconfortável com a casa bagunçada e precisa de um lugar limpo e tranquilo para descansar após um dia estressante de trabalho. Com certeza, ser sincero em relação aos seus sentimentos aumentará as chances de mudar a situação.
  4. Incentive seu cônjuge a ser verdadeiro:
    O medo de falar algo errado ou exagerar na maneira de agir faz com que muitos escondam seus sentimentos durante grande parte da vida e isso pode chegar ao casamento. Portanto, marido e mulher devem mostrar que se interessam pelo que o outro pensa e precisam se esforçar para serem sempre verdadeiros na relação. Essa abertura demonstra confiança, respeito e melhora significativamente a conexão emocional entre os dois.
  5. Não fiquem com dúvidas:
    Homens e mulheres podem ter dificuldade para expressar com palavras o que querem dizer. Então, se ficarem dúvidas no ar, continuem a conversa de forma tranquila até que tudo seja esclarecido. Isso ajudará aquele que está com dificuldade para revelar seus sentimentos, facilitará a vida de quem está ouvindo e ainda encorajará os dois a sempre falarem a respeito do que sentem.
Publicidade