Se você está sentindo que o seu casamento não é mais o mesmo, aguce o olhar para detectar quais são os sinais que lhe dizem isso. A fragilidade da convivência e o esfriamento da relação têm solução se as suas causas forem identificadas e tratadas com carinho e perseverança pelo casal. Dê uma olhada nesses sete hábitos que podem ser sintomas de que é hora de renovar a vida a dois.
- Fazer compras escondido
Pode não parecer, mas aquelas comprinhas escondidas são um mau sinal. Quando você guarda dinheiro escondido e faz compras sem o outro saber, você demonstra que não confia nele e ele não é digno de sua confiança. Um relacionamento é feito de confiança, de honestidade. Se você ou ele escondem que compraram algo, é evidente que há algo de errado.
- Deitar para dormir em horários diferentes
Parece banal, mas faz diferença se o casal deita para dormir juntos. Talvez vocês tenham horários de trabalho e estudos diferentes, mas vale a pena se esforçar para manter este hábito. Às vezes o dia é tão tumultuado que o único momento que o casal tem para ficar junto, saber como foi o dia um do outro é a hora de dormir. E é tão bom adormecer nos braços de quem amamos!
- Reclamar o tempo todo
Às vezes parece que para um de vocês tudo é motivo de reclamação. Assim, esse cônjuge vai se tornando intragável para o outro: reclama de tudo, nada lhe agrada, nunca está satisfeito. Esse comportamento vira um hábito, um vício, e não é nada fácil abandonar esse costume. Isso ocorre quando a esposa, por exemplo, reclama que o seu marido não ajuda nas tarefas de casa, mas quando ele ajuda, são destacados apenas os defeitos naquilo que ele fez. Também ocorre quando o marido reclama que sua esposa não está cuidando da aparência, mas quando ela vai ao salão de beleza, sobram reclamações sobre o tempo que ela passou lá e o dinheiro que gastou. Pegue leve e procure ver a vida com outros olhos, cheios de gratidão, humildade e benevolência.
- Descuidar da aparência
Na época do namoro, roupas bonitas, tudo combinando, bons acessórios, um penteado bonito – tudo de melhor para o amor de sua vida. E agora? Frequentemente, nosso exterior demonstra o que há dentro de nós. Se você não está a fim de se arrumar um pouquinho, provavelmente é porque tem algo bagunçado aí dentro – uma falta de esperança, de vida. E o seu cônjuge percebe isso e vê que as coisas não são como antes e que tudo parece ter virado uma triste rotina. Vamos mudar isso?
- Não conversar
Tudo se resolve com diálogo: no trabalho, na família, no convívio social e especialmente no casamento. Quando acaba o diálogo, acaba o relacionamento. Um se torna estranho para o outro. Os desentendimentos viram bolas de neves e a vida de um já não interessa ao outro. Vocês terão objetivos diferentes e farão planos diferentes para o futuro porque vocês não dialogam mais. É questão de tempo para que tudo desmorone.
- Trocar o amor ao cônjuge pelo amor aos filhos
A mais importante união que fazemos nessa vida é no casamento. É claro que o amor de vocês dois pelos seus filhos deve ser imenso, mas ele não pode ofuscar o amor entre vocês dois. Quando isso acontece, a qualidade do casamento vai lá embaixo. No início eram só vocês, apenas os dois tiveram a experiência de se conhecer, começar a namorar e tomar a decisão de se casar. Os filhos vão vir, mas também vão crescer, se casar, sair de casa e vocês continuarão tendo um ao outro. E mais: todos os filhos ficam felizes ao verem que os pais são um casal apaixonado.
- Desconfiar
Se você não confia no seu cônjuge, por que casou com ele? Tem algum sentido isso? É fora da realidade. Se não há confiança, não há relacionamento. Enquanto você não confiar em seu cônjuge, ele não confiará em você, vocês nunca sentirão segurança um no outro e estarão sempre brigando por motivos originados por esse mal.
*****
Recomendamos também:
***