É importante que haja um compromisso real de ambos, principalmente o compromisso de resolver os problemas com paciência e parceria.| Foto: Priscilla Du Preez/Unsplash
Ouça este conteúdo

Pense, rapidamente, em alguns casais que você conhece. Seus pais, seus avós, casais de amigos. Absolutamente todos esses casais já tiveram algum momento conturbado em seu casamento. Provavelmente isso também já aconteceu ou acontecerá com você.

Siga o Sempre Família no Instagram!

Por isso, o site norte-americano VeryWellMind publicou algumas dicas que podem ajudar os esposos a superarem juntos esses momentos de dificuldades. É importante que haja um compromisso real de ambos, principalmente o compromisso de resolver os problemas com paciência e parceria. É só assim que o casal encontrará o melhor caminho sempre que esses momentos surgirem. Confira as dicas!

CARREGANDO :)
CARREGANDO :)
  1. Esteja atento ao compromisso que vocês assumiram

    Em um bom casamento é fundamental o compromisso mútuo. E aturar um ao outro, mesmo nos momentos conturbados, faz parte desse compromisso. Contudo, ele não pode ser como algemas, fazendo com que uma pessoa desrespeite ou negligencie a outra. No casamento, o compromisso é uma promessa de amar um ao outro, permanecendo solidários tanto nos bons quanto nos maus momentos. Permanecer fiel aos votos de amor e respeito a longo prazo faz parte dessa promessa. Ou seja, as escolhas de cada um devem ter em mente o que é melhor para o outro.
  2. Compartilhem da mesma visão

    O casal é uma equipe que trabalha buscando o mesmo ideal. Não se trata de um agir desconsiderando os sentimentos e anseios do outro. Também não tem a ver com considerar seu cônjuge um troféu que foi conquistado do qual você pode, em seguida, abusar ou negligenciar. Não é uma competição em que um deve dominar o outro. Tampouco se trata de esperar que seu cônjuge o faça feliz e atenda a todas as suas necessidades. Se você realmente acredita nisso, está vivendo uma ilusão e certamente será desapontado.
  3. Mantenha o foco no todo

    Quando o casamento estiver muito turbulento, e você ou seu cônjuge estiverem muito estressados e irritados, pode ser muito fácil sermos egocêntricos e decidir que o casamento não vale todo esse esforço. Tomar uma atitude excessivamente negativa é algo que pode acabar acontecendo em qualquer situação. Dar muito foco em que está errado ou faltando é o salto necessário para enterrar e arruinar seu relacionamento.
  4. Crie uma dependência saudável

    No lugar de visualizar sempre os problemas, olhar para o quadro geral perguntando quais necessidades não estão sendo satisfeitas em sua vida ou na vida de seu cônjuge, é sinal de uma integridade emocional verdadeira. Uma vez que essas necessidades são identificadas, surge algo com o qual trabalhar, algo para endereçar e buscar corrigir. É completamente aceitável pedir que seu esposo ou esposa atendam a suas necessidades emocionais. E esteja disposto a atender as de seu cônjuge também.
  5. Quem é o problema?

    Ninguém! Nenhum de vocês deve ser visto como o inimigo ou o culpado, isso é fundamental para que vocês consigam pensar na solução do problema juntos. A vida tem seus próprios desafios e não é diferente dentro dos relacionamentos. Pode acontecer de um dos cônjuges estar passando por um tempo difícil no trabalho, sentindo-se muito estressado e isso, inevitavelmente, acaba afetando também sua vida pessoal. É fundamental procurar a causa real do problema. Muitas vezes, não terá a ver com o casamento em si.
  6. Mantenha o controle emocional

    Em tempos difíceis, nem sempre conseguimos parar para pensar nas coisas boas que também estão a nossa volta. Por mais que você e seu esposo ou esposa estejam enfrentando uma dificuldade, é importante lembrar que os momentos bons foram e sempre serão a maioria. O amor, a amizade, a parceria, os sorrisos e tantas outras coisas boas devem ser o sustento do casal quando as situações difíceis surgirem. Nutrir o casamento ao longo dos anos ajuda os esposos a passarem por fases difíceis praticamente ilesos.
Publicidade