No início de um relacionamento, não é preciso se esforçar muito para manter o vínculo forte e a paixão viva. Tudo parece fácil e agradável. Com o passar do tempo, porém, é comum que o relacionamento acabe deixando de ser uma prioridade e seja necessário mais empenho pessoal de cada um dos cônjuges para que continue a se desenvolver e não ocorra o agravamento de crises que são consequência da rotina.
Quando tomamos decisões, aceitamos o desafio de agir conforme os nossos propósitos, refletidos e amadurecidos a partir da reflexão sobre a nossa vida e os nossos objetivos. Confira essas seis decisões que podem fazer a diferença em seu casamento:
- Faça de seu casamento uma prioridade
Fortalecer a união de vocês exigirá que você comprometa seu tempo e sua energia. Então, o primeiro passo é tornar a melhoria do relacionamento uma prioridade. Se essa pessoa é mesmo importante para você, supere mágoas, desestimule o orgulho que limita você e repense as atividades nas quais você investe seu tempo.
- Acentue o positivo
Todas as pessoas têm pontos positivos – ainda mais se em algum momento da sua vida você decidiu se comprometer para sempre com a pessoa que está ao seu lado. O que chamou sua atenção nessa pessoa? O que continua fazendo você admirá-la? Enfatize em seu dia a dia as qualidades do seu cônjuge – e trabalhe nas suas.
- Dialogue
As pessoas mudam com o tempo e por isso um relacionamento nunca é estático. Nesse sentido, é fundamental nunca deixar de lado o diálogo, para que as novas dimensões de si mesmo que um e outro descobrem em sua vida sejam também oferecidas como parte da vida do outro. Sem comunicação, as mudanças de cada cônjuge o tornam para o outro um estranho.
- Esteja junto
Estar presente é importante, mas estar junto é mais do que isso: é se envolver na vida do outro, com escuta, compreensão e partilha de planos e atividades conjuntas. Planejem-se para ter tempo de qualidade juntos, engajando-se em alguma atividade que os divirta ou simplesmente curtindo-se um ao outro em algum lugar especial.
- Comunique-se afetuosamente
Muitas vezes, o fim de um relacionamento começa com pequenos gestos de grosseria e indiferença – o tom de voz, a atitude diante do outro, a falta do olho no olho. Aprenda a se comunicar de forma pacífica e afetuosa. Cobrança e agressividade não servem a nada. Faça o seu amor chegar a seu cônjuge através do tom de voz, do olhar, do toque e da ajuda mútua.
- Perdoe de verdade
O perdão é fundamental para os relacionamentos saudáveis, porque nunca fazemos tudo certo o tempo todo. Em algum momento você vai errar e com seu cônjuge não será diferente. Pequenas e continuadas mágoas fazem um grande estrago na vida. Supere suas próprias falhas e as de seu parceiro, dando prioridade à união de vocês, em vez de sempre querer mostrar que quem está certo é você.
*****
Recomendamos também:
***