Os primeiros anos de casamento costumam ser um verdadeiro desafio para o casal. Marido e mulher estão se adaptando a uma rotina totalmente nova e que agora também está repleta de novos hábitos e costumes que nem sempre lhe são muito agradáveis. Afinal, o amor da sua vida pode muito bem estar no grupo daquelas pessoas que apertam o tubo de creme dental bem no meio. Ou, em contrapartida, no grupo das pessoas extremamente metódicas com a arrumação da casa.
Siga o Sempre Família no Instagram!
Obviamente, esse choque de costumes acontece porque, além de homens e mulheres serem diferentes por natureza, também receberam formações diferentes. Em alguns casos, totalmente diferentes. Isso significa que, em um casamento, cada um dos cônjuges carrega consigo “bagagens” distintas.
Grande parte dessas bagagens vem da maneira como cada um foi criado por suas famílias e é preciso que haja muito amor e compreensão na relação para que todas essas diferenças – que muitas vezes se tornam dificuldades – sejam superadas.
Em seu blog no site All Pro Dad, o autor norte-americano Bobby Cooley escreveu sobre sua experiência com sua esposa nos primeiros anos de casamento e, depois de refletir sobre as diferenças entre eles, decidiu pontuar os tipos de bagagens que cada um de nós pode ter carregado para a vida a dois. Confira:
- Bagagem recebida
Já aconteceu de você querer comprar algo novo para a casa, uma TV nova, por exemplo, e seu esposo ou esposa ficar frustrado ou até mesmo achar um absurdo você querer gastar dinheiro com isso? Se já aconteceu isso ou algo parecido, fique tranquilo porque, provavelmente, a reação do seu cônjuge não foi um ataque pessoal.
Pode ser que seu esposo ou esposa tenha crescido em um lar com sérias dificuldades financeiras e, por isso, ele ou ela não lida com o dinheiro da mesma maneira que você. Com a “bagagem recebida”, as ações do seu cônjuge estão ligadas ao que ele sabe e foi ensinado. Então, busque dar o seu melhor para validar os sentimentos da pessoa que você ama e encontrar um denominador comum na hora que os conflitos surgirem. - Bagagem reativa
Pode ser que seu cônjuge carregue traumas e frustrações que possam causar reações doentias, como algo que os pais dele ou dela fizeram ou deixaram de fazer. Por exemplo: talvez os pais do seu esposo ou esposa trabalhassem demais e nunca tenham tirado férias em família durante a sua infância e, agora, tirar férias em família é algo extremamente importante para ele ou ela. Quando, por algum motivo, os planos para as férias dão errado, a reação do seu cônjuge revela, na verdade, a ferida que ele carrega em sua história. Nesses momentos, reconheça que há mais coisas acontecendo na situação e seja compreensivo com seu esposo ou esposa. - Bagagem devolvida
Nas situações de conflito, todos nós temos a tendência de responder àquele momento com feridas passadas. Se algo desencadeia em seu cônjuge reações inesperadas, provavelmente é porque ele está relembrando antigos traumas e dores. Ou seja, sua resposta vem do que ele sabe ou viu. Faça o seu melhor para ajudar seu esposo ou esposa tentando investigar a fonte desse trauma. Quanto mais você compreender as bagagens que seu cônjuge carrega, melhor vai ficar o relacionamento de vocês.