Crédito: Freepik| Foto:

Tanto se fala em crise, e de fato, não está fácil para ninguém: contas de luz, água, gás e telefone estão cada vez mais altas; a conta do supermercado duplicou ou mesmo triplicou de valor no final do mês; compras em geral então nem se fala! Como é então que vamos falar de viagem e passeio no meio dessa crise toda? Ainda mais para quem tem filhos pequenos e jovens, afinal, os pais precisam bancar as despesas de todos… e como é que dá pra pagar as contas, alimentação, escola e despesas de toda a galera e ainda sobrar dinheiro pra passear?

CARREGANDO :)

Eu falo de lazer mesmo em tempos de crise porque é possível sim fazer um programa em família muito bom, gastando pouco, que se torne uma experiência incrível – e econômica! Com um pouco de planejamento, paciência e criatividade, qualquer família pode conseguir esse objetivo. E convenhamos: não dá pra passar todo o tempo de lazer e férias apenas assistindo todos os episódios de uma série no Netflix!

Para alcançar então essa meta quase milagrosa, planejamento é fundamental para a economia dar certo. Compartilho algumas dicas bem úteis na hora de planejar uma viagem ou um passeio com a família toda e que caiba no bolso de todos:

Publicidade

 

Use os parceiros do Blog e já garanta os primeiros descontos com a gente: Descontos e Benefícios

 

  • Criem um fundo de férias: economizamos para tantas coisas, por que não para um ótimo período de férias? Esse objetivo também é um bom motivo para incentivar crianças e adolescentes a colaborarem com os gastos da casa, não acham?
  • Avaliem as prioridades de seu programa: sempre há opções mais caras e mais baratas em qualquer destino. Uma mesma cidade pode ter praia, parque aquático, parque diversões e um centro de compras. O que você vai fazer em cada lugar também vai influenciar muito nos gastos. Talvez você posso escolher um destino que a passagem seja um pouco mais cara, mas no local o gasto será pequeno. Pense como os programas desejados e cada destino podem influenciar nos custos para decidir o que fazer.
Publicidade
  • Não façam uma viagem apenas na alta temporada ou nos feriados: Todos sabemos que a época de férias escolares e feriados prolongados sempre tem mais procura, e naturalmente, maiores preços. Que tal então curtir sua casa e sua cidade nessas datas e planejar um passeio fora desta data? Finais de semana em meses menos procurados ? como maio ou agosto ? tem preços menores que nestas outras datas, e podem ser ótimos também.
  • Pesquise bastante: a pesquisa que menciono não apenas envolve gastos com transportes e hospedagem, mas do destino como um todo. Verifique o preço das atrações que deseja conhecer, o custo médio da alimentação e compras locais, valor da moeda, etc. Faça um roteirinho não apenas do que você irá ver, mas também gastar em seu programa. Aproveite para pesquisar benefícios também, como meias entradas, descontos com cartões de crédito, empresas com programas de fidelidade que ofereçam melhores preços em alguns destinos, e por aí vai. Por exemplo, na hora de decidir entre uma praia bacana e uma cidadezinha charmosa: alugar um buggy por um dia todo para conhecer várias praias pode inicialmente não parecer tão em conta, mas comparado à uma cidade com atrações pequenas, mas onde todas precisam pagar ingresso de entrada, pode ficar mais barato no final da conta. Abuse da internet para pesquisar, ligue se for necessário para os estabelecimentos que interessam, e tome sua decisão.
  • Use sites de compra coletiva: apesar de não serem mais a febre que foram há algum tempo atrás, há bons sites ainda em funcionamento e que aparecem sim com boas promoções. Claro, você deve sim pesquisar, e sugiro inclusive ligar para o estabelecimento desejado antes de comprar uma passagem ou hospedagem para perguntar o valor atual da diária, e depois confirmar se a empresa está mesmo com promoção no site onde você achou a oferta, para evitar dor de cabeça quando chegar ao destino. Mas com estes cuidados e pesquisas, você pode encontrar uma boa oportunidade.
  • Cadastre-se em sites de viagens e fique atento às promoções: especialmente as empresas aéreas costumam anunciar passagens bem em conta em determinados períodos. É bem comum que vendas de melhores passagens comecem à meia noite de uma sexta-feira e durem o fim de semana, e eles avisam em suas redes sociais e newsletter. Empresas da área do turismo em geral tem ações promocionais e ficar sabendo destas promoções pode ajudar a decidir sua viagem em alguma boa data gastando menos, cadastre-se nelas!
  • Menos dias podem ser suficientes: é claro que todo mundo gostaria de fazer uma viagem longa, sem preocupações com os gastos, passeando um mês inteiro ? ou mais. Mas nem sempre dá. Tem gente que fala ?mas ir tão longe não vale a pena ficar pouco tempo? mas aí você vai postergando e não vai nunca. Mesmo que seja mais curta, a viagem com menos dias também será muito boa. Com um bom planejamento dá até pra agilizar alguns passeios e fazer em menos tempo do que muitas pessoas fazem. É bem comum vários turistas ?se enrolarem? ou não fazerem as melhores rotas e roteiros em seus planos. Conheça as ruas, use mapas, no destino, vá em um centro de informações turísticas, eles vão te orientar, e assim você verá que menos tempo pode ser muito bom, e econômico!
Publicidade
  • Conheça o que há por perto: não vai dar pra viajar mesmo porque a grana está realmente curta pra levar todo mundo? Não perca a oportunidade de fazer algo diferente com sua família. Vocês podem realizar passeios de 1 dia em cidades próximas e até mesmo dentro de sua própria cidade. A maioria das pessoas que conheço já viajou para outros estados e países, mas não conhece um parque ou museu de sua própria cidade. Você pode ir em um centro de informações turísticas local e pedir dicas, além de, claro, navegar na internet e achar muita coisa. E se você pesquisar quantos atrativos existem em um raio de 100 km de onde você mora você vai se surpreender, tenho certeza disso! Os bate-voltas tem gastos com transporte, mas não tem com hospedagem, e se quiser nem precisa ter com alimentação ? que tal fazer uns sanduíches e encontrar um lugar pra fazer um piquenique? E compras só se você quiser, então, fica baratinho!

Consegui convencer de que dá pra passear e mesmo assim economizar? É claro que é muito raro uma viagem ter custo zero, mas momentos assim com sua família eu tenho certeza que valem muito mais que qualquer valor em dinheiro. Não é necessário fazer dívidas: com equilíbrio e planejamento, qualquer passeio ou viagem fica dentro do orçamento, e todo mundo sai feliz!

Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!

Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com

Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo

Publicidade

Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming

Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios

Bom passeio!