Logo mais está chegando o Dia das Mães, e quero hoje falar para todas que estão com a maternidade batendo na porta: as gestantes! É uma fase maravilhosa, que já tive a oportunidade de viver, mas de muitos planos, preparativos, preocupações e claro, cuidados pessoais – além de toda a mudança física do corpo da mulher. Apesar do saldo desta experiência em geral ser mais positivo que negativo, alguns problemas são comuns: dá um cansaço danado, às vezes vem acompanhado de stress e ansiedade, por diversos fatores, entre outros.
Por isso, em algum momento da gravidez, um passeio ou uma viagem é uma ideia que cai muito bem, por que não? Afinal, sempre que chega um bebê, as prioridades – e os passeios – também mudam um pouco. Está na dúvida se é uma boa ideia ou não? Então compartilho o seguinte:
Porque Viajar na Gravidez?
* Momentos finais da família sem um novo membro: pode ser um casal que receberá seu primeiro filho, ou pode ser um novo irmãozinho que chega, e com a mudança que isso vai proporcionar na rotina – que já existe e costuma ser bem atarefada – uma viagem pode ser aquele último momento de curtir só o casal, ou mimar um pouquinho mais os filhos mais velhos – que apesar de nem sempre acontecer, é comum ficarem com um pouco (ou muito) de ciúmes do novo bebê. Tire um tempinho para vocês, que com certeza merecem.
* Relaxar para a nova fase: quem nunca fez turismo e relaxou um pouco? E não estou falando só da parte física, mas da cabeça também. Quem foi grávida sabe: as perguntas são diversas, os palpites então, nem se fala… e as preocupações podem ser grandes também. Aproveite pra relaxar como um todo, com certeza fará diferença.
* Depois da chegada do bebê, os planos podem mudar: é normal que muitas famílias dêem um tempo – no mínimo alguns meses – em qualquer tipo de turismo depois da gravidez, devido a todos os riscos existentes. Existem famílias animadas que, tendo um filho saudável, não demoram muito para aproveitar e fazer algo (até porque no final da licença maternidade dá pra curtir super bem um passeio antes da volta ao trabalho, caso de muitas mulheres), mas… não temos certeza do que pode acontecer, mesmo com planos já prontos. Um tratamento, um imprevisto… não é ser pessimista, mas porque não fazer algo bacana durante a gravidez, se depois precisar ficar mais tempo em casa? Aí sobra mais tempo para curtir muito o bebê antes de levá-lo passear também!
Viagem na gravidez para o exterior precisa muito ir com Seguro. Compare as opções e garanta 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo
Alguns cuidados
Claro que viajar na gravidez exige alguns cuidados e orientações extras, inclusive para você não ser impedida de fazer seu passeio na gravidez e encontrar problemas. Por isso, algumas orientações que destaco aqui:
* Autorização médica – TEM QUE TER: não vale a pena passar por cima do obstetra, não mesmo. Seu médico dará as orientações necessárias. Pode ser que ele não permita determinado destino, mas não veja problemas em outro; pode ser que no início da gestação ele peça para esperar um pouco e viajar depois; as alternativas variam. Converse bem, programe-se, mas encontre um profissional que você realmente confie, e depois confie no seu conselho. Se não der pra uma viagem ser longa, vale até uma pousada pertinho de sua cidade pra mudar os ares e que pode te surpreender.
* Prepare-se: aproveite a ida ao seu médico para pedir orientações e receitas que possam ser necessárias, e compre ou empreste o que te ajudar. Fiz uma viagem longa de avião e me foi recomendada usar a meia de compressão para evitar inchaço. Se você tiver enjôo ou mal estar, saber quais remédios podem ajudar é fundamental, especialmente tê-los na mão fora do país, que não conhecemos marcas de medicamentos no exterior. Um seguro de viagem na gravidez é ainda mais importante, vai que você precisa (e a despesa fica cara)? Saber quais hospitais e médicos podem te atender na região também ajuda. Seja como for, se prepare, prevenir sempre é melhor que remediar.
* Conheça as regras: você precisará utilizar meios de transporte, hospedagem, alimentação, etc. É claro que tudo muda em caso de gravidez. Para viajar de avião existe um limite de até 30 semanas em média para embarcar; para navios e barcos de cruzeiro é até menos, em torno de 21 semanas – e tudo isso com a autorização do médico que deverá estar em sua mãos. Atrações turísticas, como em parques de diversão e destinos de aventura, também não permitem muita coisa às gestante. Por isso, antes de comprar passagens, tickets e o que for, veja quais são as restrições e obrigações necessárias para curtir tudo sem deixar de fazer o que mais desejar.
* Continue a tomar os mesmos cuidados de sua rotina: manter uma boa alimentação, exercitar-se, dormir e descansar o suficiente, cuidados de higiene, e um pouco de tudo que você já deve conhecer: isso deve continuar. Sair da rotina de trabalho e afazeres pode, mas nada de deixar a rotina da saúde e dos bons hábitos de lado.
* Viaje na melhor época: é consenso de que a melhor época para uma viagem é no segundo trimestre, já que existem riscos maiores em geral no primeiro, e o último exige mais atenção, mas também é mais difícil para a gestante como um todo. Para mim, essa regra também funcionou e fiz uma viagem super bacana no 5o mês de gravidez. Porém, eu ainda recomendo (mais uma vez, com o ok do Médico), algum passeio pertinho que dê pra ir de carro ou um fim de semana gostoso pra fechar com chave de ouro pode ser uma ótima pedida.
Destinos para Grávidas
Finalmente, aqui vão algumas de minhas sugestões que podem ser bacanas para uma viagem. Mas, vou dividir aonde ir e onde não ir, para evitar furadas e incômodos para você:
ONDE NÃO IR:
Áreas com doenças endêmicas e surtos: há muitas regiões – e até o Brasil entrou nessa com a dengue e o zika vírus – que sofrem com essas situações. O risco não vale, informe-se!
Destinos exóticos: apesar de convidativos e cada vez mais interessantes, infelizmente muitos deles tem comidas desconhecidas para nós, higiene precária e condições ruins para o conforto da gestante. Não são todos, mas avalie se as condições mínimas locais vão te atender bem.
Locais muito quentes: a maioria das grávidas passa calor, e o desconforto será ainda maior em uma praia ou cidade muito quente. Mesmo que seja com água, analise se a temperatura mais te agrada do que te incomoda.
Praias badaladas em altíssima temporada, parques de diversão em época de férias e quaisquer locais muito cheios: ok que muitos locais tem filas preferenciais pra gestantes, mas nas épocas de grande pico, vale avaliar se pegar todas as filas – mesmo que preferenciais – vale a pena, afinal tem pra comprar ingressos, para entrada em cada atrativo, para comida, para o banheiro, e não pára.
Destinos de Aventura: Nem precisa dar muitos detalhes, mas fica difícil pra grávida aguentar trilhas, acampamentos, e qualquer coisa que exija mais esforço. É quase óbvio, mas se já tem tem uma caminhada relativamente longa, é melhor deixar pra outra hora.
ONDE IR E O QUE FAZER
Tem muita coisa legal que dá pra fazer com turismo durante a gravidez! Mais uma vez, pode ser que no destino não dê pra fazer absolutamente tudo o que foi proposto, mas dá pra curtir outras opções que você nem tinha imaginado! Vamos as ideias:
Destinos frios: se falamos que as grávidas costumam passar calor, é claro que um local mais friozinho cai muito bem. Tomar um chocolate quente e apreciar a beleza da serra ou mesmo das montanhas nevadas. Aqui no Brasil, a Serra Gaúcha é uma ótima opção: alugue um carro para se deslocar tranquilamente pelos atrativos e delicie-se! Outras serras brasileiras também são boa pedida: ver a neve da Serra Catarinense ou curtir uma vista bonita e comida boa nas cidades serranas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo são boas opções. Já no exterior, vale pena curtir Chile, Argentina e Uruguai por aqui, assim como destinos famosos de Neve, como a Suíça: uma viagem de sonhos e que vai render fotos de arrasar!
Resorts e Spas: Se você não faz questão de conhecer vários lugares e quiser mesmo relaxar, comer a vontade, ter belas paisagens e um ambiente agradável na maior mordomia – o que é exatamente o que muitas grávidas desejam, então a opção mais procurada é a sua também: vá para um resort ou spa. Seu maior trabalho será escolher quais delícias vai provar cada dia. O spa, seja do próprio resort ou um exclusivo, vai te ajudar a recarregar suas energias até o final de sua gravidez. O Brasil tem resorts incríveis. No nordeste, há uma boa variedade em Natal/RN, Porto de Galinhas/PE, Praia do Forte e Arredores de Salvador/BA e Porto Seguro e Arraial d’Ajuda/BA. No Sul, a praia também conta com resorts Florianópolis/SC e alguns balneários próximos da capital catarinense. Mas nem só de praia vivem os grandes hotéis. Foz do Iguaçu/PR e Puerto Iguazu/Argentina tem ótimas opções, sem esquecer os Grandes Hoteis Fazenda e de Interior que funcionam nesse sistema, como em Atibaia/SP. Essa é a parte boa, em todos os estados tem excelentes opções.
Quer curtir um desses resorts? Aproveite agora mesmo para fazer sua reserva. Resorts e Spa’s no Brasil e no Mundo
Cidades Pequenas: Quando vamos para um local que temos muito o que ver, às vezes queremos multiplicar o tempo e fazer coisas demais. Com uma cidade pequena, esse problema é minimizado. Eu sou especialmente fã de cidades menores que possuem comida caseira e gostosa, alguns monumentos e praças históricas, e que dê pra apreciar e curtir os detalhes que perdemos na correria de nossa vida. Que tal comer um barreado em Morretes/PR passear pelo centrinho, comprar alguns alimentos típicos e relaxar em uma pousada ao som do rio de pedras que corta a Serra do Mar? Ou apreciar a linda vista da Serra do Rola Moça da capital Belo Horizonte em um fim de tarde, e dormir em um gostoso chalé em Brumadinho/MG, com direito a pão de queijo fresquinho e delícias da culinária mineira pela manhã? E claro que tem como apreciar o litoral: visitar depois carnaval uma cidade como Laguna/SC, que conta com a história de Anita Garibaldi e seus marcos, mas ao mesmo tempo dá pra aproveitar e tirar um tempinho pra caminhar na praia no fim do dia, depois de uma soneca? Pense quanta coisa boa dá pra fazer em um cantinho gostoso desse mundo imenso!
Piscinas e Parques Aquáticos: Essa é uma opção interessante quando a família tem mais filhos. Pode não parecer ter muito sentido indicar um parque aquático para uma gestante, mas não apenas de toboáguas aproveitamos estes espaços, certo? É uma delícia poder estar com outros filhos nos brinquedos infantis, nas piscinas tipo “rio de boia” com uma correnteza leve pra circular, e claro, curtir os maiores descerem nos tobogãs e passar esse tempo junto. A criançada vai cansar, mas com planejamento dá pra relaxar. Mas claro, dá pra encontrar um hotel bacana com uma boa piscina só pra você relaxar! Como já comentei, acho melhor evitar locais assim nos grandes picos de temporada, mas depois disso viram boas opções. Tem muitos locais bacanas com atrativos aquáticos, mas destaco o baladíssimo Beach Park em Fortaleza/CE; o Eco Park de Arraial d’Ajuda/BA que tem muito verde e natureza junto e por isso é bem fresquinho; as águas quentes e diversos complexos de Caldas Novas/GO com destaque para o complexo da Pousada do Rio Quente; e os parques termais em Olímpia/SP que são excelentes opções no interior do estado.
Roteiros Gastronômicos: Esqueça a pesagem deste mês de sua viagem na sua médica se você é daquelas que ama comer (como eu) e quer provar delícias nesse mundo. Que tal passear em um lugar onde seu objetivo principal não é bater perna e sim comer? Parece perfeito, não? Se você quiser arrasar de vez, que tal uma viagem à Paris só pra comer em uma variedade enorme de boulangeries, patisseries e restaurantes com menus de 3 pratos deliciosos? Mas se ficar por aqui mesmo, aproveite para comer em destinos com variedade de bairros gastronômicos, como São Paulo/SP vale viajar só pra se deliciar com certeza!
Então, que tal planejar uma viagem para marcar essa fase tão linda junto de quem você ama?
Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!
Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com
Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo
Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming
Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios
Bom passeio!