Planejar uma viagem de lazer é algo muito gostoso, mas sempre há necessidades importantes que, além da diversão, também precisam ser lembradas. Um destes tópicos são os cuidados de saúde para toda a família, afinal, nunca sabemos quando uma emergência médica pode acontecer.
Então aqui vão algumas dicas interessantes para verificar ou incluir em seus planos de viagem tudo o que estiver ao seu alcance no quesito saúde:
* Antes de viajar, informe-se – de 4 à 8 semanas antes – sobre os serviços de saúde e locais de atendimento médico em seu destino. Vale pesquisar unidades de saúde e hospitais mais próximos. Se estiver no exterior, vale saber se existe algum local com atendimento feito por médicos brasileiros. A atriz Fernanda Rodrigues recentemente relatou um incidente com seu filho em uma viagem à Orlando, onde o menino foi diagnosticado e tratamento nos EUA de uma forma que não ficou clara e diferente do que estamos habituados no Brasil, e isso trouxe uma preocupação enorme à família. Ela só ficou mais tranquila e entendeu o tratamento dias depois, após conseguir contato com uma pediatra brasileira, que explicou os termos na própria língua e saber realmente o que estava acontecendo e como agir dali em diante.
* Para bebês, crianças e mesmo adolescentes, principalmente para viagens longas, uma consulta prévia no pediatra é uma boa pedida. Você pode explicar o possível sobre o destino, pedir conselhos e quais cuidados tomar no local. Se o pediatra estiver de acordo e considerar necessário, você pode adquirir uma receita para medicamentos de problemas pequenos do que pode ou não pode ser feito – como resfriados leves ou dor de barriga – afinal, especialmente no exterior, pouco conhecemos sobre como os remédios são comercializados e administrar um medicamento de nosso entendimento e com orientação profissional prévia é bem mais seguro do que qualquer outra hipótese. E claro, uma visita ao seu médico também é uma excelente ideia;
* Ah, e sobre visitar seu médico no caso de gestantes, não é uma opção, mas uma obrigação. A maioria das companhias exigem atestado médico para liberar a mulher grávida para a viagem. E claro, você gestante recebe muita orientação de como agir nos trajetos, tem que ir!
* Fazer um Seguro viagem sempre considero um bom negócio. Muitos destinos tem despesas altas no hospital, mesmo se for para uma consulta simples, saindo com um curativo. Pesquise pelo menos uma opção que cubra um braço quebrado ou um mal estar repentino. Gestantes: precisa ter uma despesa para cobrir um possível parto, não importa em qual mês da gravidez você se encontra. Viajei grávida para os EUA e felizmente não precisei usar o seguro, a não ser por um detalhe: na imigração, quando me perguntaram se eu tinha um seguro em caso de nascimento prematuro. Já valeu o investimento pra evitar stress!
Já que falamos de seguro, pesquise a melhor opção e reserve com 5% de desconto usando o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguro Viagem
* Se decidir fazer a própria “farmacinha” depois de conversar com seu médico, não se esqueça que há regras para o transporte de medicamentos, especialmente em vôos, como quantidades que podem ser levadas na bolsa de mão e a forma de transportar o conteúdo. No mínimo é necessário que você tenha a receita médica para apresentar no embarque. Verifique sua situação para não perder seus remédios quando estiver de partida!
* Não podemos esquecer que vacinas tem sido exigidas em muitos países, e mesmo em território nacional. Em tempos de febre amarela e CIA, não perca a viagem, lembrando que cada vacina tem um tempo mínimo para fazer efeito: a maioria delas não será aceita no embarque se você tomar um dia antes de viajar!
* Grupos de viagem nas redes sociais de destinos específicos podem dar dicas extras, assim como brasileiros que residem no destino. Vale a pena usar as redes sociais para se informar também!
Por fim, os portais governamentais tem mais orientações detalhadas sobre a saúde do viajante, recomendo a leitura nos links abaixo:
http://www.brasil.gov.br/turismo/2014/06/confira-dicas-de-saude-para-viagens-internacionais
Ah, existe uma opção de assistência médica gratuita no exterior através do CDAM (Certificado de Assistência Médica no Exterior). Chegou a contemplar mais países, mas atualmente é válido para Itália, Portugal e Cabo Verde. Se for o seu destino, vale dar uma olhada neste link.
Vai viajar no Brasil e no Mundo? Acompanhe as dicas em tempo real no Instagram @turismoemfamiliablog ou no pinterest.com/turismoemfamilia e use os nossos parceiros! Você me ajuda a continuar produzir conteúdos bacanas e não paga mais por isso. Aliás, até ganha descontos!
Reserve sua Hospedagem aqui: Booking.com
Tenha 5% de desconto no Seguro Viagem com o cupom TURISMOEMFAMILIA: Seguros Promo
Garanta 10% off para Chip Internacional com o cupom @TURISMOEMFAMILIA: Brasil Roaming
Veja outras vantagens locais, quem sabe é seu destino: Descontos e Benefícios
Bom passeio!