Olá pessoal, hoje vamos falar do quartinho do bebê. Confesso que é um dos meus serviços preferidos.
Eu sempre falo para as mamães começarem a pensar nos preparativos somente após as 12 semanas de gestação. Até esta fase, a gravidez ainda é muito delicada. Muitos imprevistos podem acontecer. Então, se a partir desse período você quiser começar a pensar no quartinho, é uma ótima ideia.
Antes de mais nada, você precisa pensar no espaço do bebê. Se você já tem um quarto separado para ele, ótimo. Pense se vai precisar fazer alguma reforma, como subir uma parede, reformar um banheiro ou coisas assim. A hora de fazer isso é agora! Eu sempre sugiro às minhas clientes a começarem com a inspiração. Como você imagina o quarto? Faça algumas perguntas para si mesma como:
- Que cor eu gostaria de ter no quarto?
- Que estilo de decoração eu mais gosto?
- Quero ser mais tradicional ou mais moderna?
Eu, pessoalmente, gosto de decorações mais clean, mais minimalistas. Pense que você ficará MUITO tempo no quarto do bebê, então, essa decoração não pode cansar. Procure por inspiração na internet. Revistas ou profissionais especializados são ótimas opções também.
Com a inspiração em mãos, hora de começar as compras. Você precisará das medidas do quarto para saber como irá acomodar os móveis. A maioria das lojas irão te ajudar nessa distribuição.
Muitas mães ficam na dúvida se devem comprar uma cama de solteiro, que chamamos de cama de babá, para colocar no quarto. Eu só recomendo a cama se realmente você quer uma babá e não tem outro cômodo que ela possa ocupar. No caso de mães e sogras (socorro! Brincadeira… ), que provavelmente ficarão na sua casa para ajudar no primeiro mês, um colchão muitas vezes resolve e aqui cabe pensar em um modelo inflável, que pode ser guardado durante o dia. Acho legal pensar em um espaço para alguma visita eventual sentar-se. Às vezes você estará amamentando e terá alguém com você. Até mesmo o maridão.
Uma coisa que acho que as mães não podem deixar de ter é a poltrona de amamentação. Amamentar para mim, é um momento de tranquilidade. Algumas mulheres, contudo, preferem fazer isso de frente para a TV, principalmente de madrugada quando rola aquele sono, mas isso é uma opção sua.
É interessante fazer a escolha dos móveis até a 26ª semana, pois na maioria dos lugaresa entrega demora de 30 a 60 dias. Quanto antes você garantir, melhor.
Depois dos móveis escolhidos, é a hora de escolher o enxoval do quarto, incluindo:
- Protetor de berço
- Paninhos de boca
- Toalhas
- Trocador
- Quadrinhos
- Enxoval da cama de babá
- Tapetes
- Almofadas
- Cortinas
- Detalhes da decoração
- Etc.
Dê atenção principalmente para os itens que você quer personalizar, pois podem demorar em média 30 dias para ficar prontos. Agora é esperar para a entrega dos móveis. Solicite a montagem dos móveis (pela loja ou por terceiros) e tire o colchão do plástico para tirar aquele cheiro característico. Limpe tudo e deixe lá separado. Entre a 33 e 36 semanas, comece a lavar as roupinhas e a organizar os armários, deixando tudo arrumadinho. Coloque a decoração no lugar, cuide com carinho dos últimos detalhes. Tenha em mente, que a partir da 37ª semana, é importante estar com tudo pronto! A partir dessa semana, o seu bebê já está formadinho e pode nascer a qualquer momento!
Dicas:
- Nos primeiros meses de vida é desnecessário o uso de travesseiros.
- Por segurança, evite santinhos pendurados no berço.
- Deixe o berço longe de janelas, luminárias, enfeites ou qualquer outra coisa que possa servir de apoio para ele pular quando estiver maior. Procure deixá-lo próximo à poltrona de amamentação.
- Evite fios de persianas e cortinas próximos ao berço.
É isso! Até a semana que vem.
Visite o meu site | Facebook | Instagram