Olá pessoal, tudo bem?
Depois de falarmos recentemente sobre o Chá de Bebê e o Chá de Apresentação, falaremos hoje do último chá da série, comumente chamado de chá de congelados.
Tenho usado este espaço para enfatizar, em várias oportunidades, que a mulher precisa se organizar durante a gestação e digo isso em todos os sentidos. Imaginemos a situação: você acaba de dar à luz, tem agora um bebê recém-nascido em casa, recupera-se do parto, tem o resto da família para cuidar e dar atenção está longe, muitas vezes, do restante da familia (que poderia ser um suporte importante nesses primeiros dias) e ainda sem alguém dedicado para ajudar em todas essas tarefas (apesar da boa-vontade frequente dos amigos mais próximos). O que fazer? A ideia do chá de congelados é criar um meio de abastecer um estoque de alimentos que te permitam ficar de 15 a 20 dias longe do fogão (bem, você vai ter que usar o forno, mas como veremos, será mais fácil do que preparar toda a comida).
Como Funciona?
Nessa celebração, cada amiga leva um prato congelado para a mamãe, depois de certificar-se das suas preferências pessoais. Uma lista de preferências elaborada pela mamãe é uma boa pedida aqui. Quem não tem habilidade culinária (ou paciência) pode comprar produtos industrializados congelados, pois esses itens também serão bem-vindos.
Algumas mulheres preferem convidar as amigas para prepararem os pratos durante a confraternização. Assim, enquanto todas conversam e se divertem, elas vão cozinhando e preparando os pratos que serão congelados. Caso a mamãe esteja com disposição para aguentar esta pequena baguncinha e queira participar deste momento, pode ser bem divertido e ajuda a dar um toque mais pessoal e intimista ao evento.
É importante lembrar que antes de congelar é preciso embalar de forma correta e etiquetar com prazo de validade.
Aqui cabe uma dica:
Às vezes eu recomendo a contratação de um Personal Chef que vai até a casa da cliente e, após uma entrevista e algumas sugestões de cardápio, passa normalmente todo um dia cozinhando e deixa tudo pronto no freezer. Por um lado, é mais prático. Já fica tudo etiquetado, embalado com data de validade e muitas vezes a mamãe pode acompanhar e verificar todo o processo. Por outro, perde-se um pouco a caracteristica lúdica do chá e a oportunidade de reunir as amigas, mas é importante avaliar o que mais combina com você.
Naturalmente, as amigas mais proxímas ou parentes podem contratar o serviço de Personal Chef e presentear a mamãe, o que também é uma ótima demonstração de afeto.
As mulheres que estão sendo mães pela segunda vez são as que mais fazem a opção pelo Chá de Congelados porque elas já viveram na pele a sensação de que não há tempo para mais nada nos primeiros momentos do bebê em casa e acabam se rendendo mais facilmente à ideia.
Gostou da dica? Vamos abastecer o freezer?
Um beijo e até a próxima semana.