| Foto:

Aproximam-se as últimas semanas. E elas parecem mais longas do que toda a gravidez. Mas agora é a hora de, além de aproveitar o bebê tão juntinho, finalizar os preparativos para chegada tão esperada.

CARREGANDO :)

Alguns incômodos começam a surgir, afinal a barriga não permite mais dormir de bruços, ou o bebê tem preferência por algum lado. No meu caso, eu não podia deitar virada para o lado esquerdo que o bebê chutava tanto que eu não conseguia dormir, tinha que virar sempre para o lado direito.  Pode começar as asias, afinal o estomago esta sendo pressionado. Uma dica é quando comer ou beber, esperar pelo menos uns 20 a 30 minutos para deitar. Se o cansaço for demais, procure ficar encostada, quase sentada. Se isso ainda não for suficiente para aliviar, peça a ajuda a seu médico, ele poderá indicar o melhor medicamento.

Mas tudo isso é bem fácil de se esquecer com tanta coisa boa por fazer. Sugiro uma lista de providências para este período, mas nunca se esqueça que o ritmo agora é outro, portanto faça o que conseguir.

Publicidade
  • Chá de bebê ou Chá de fraldas: sugiro fazer entre 30 e 35 semanas de gestação. Com 30 semanas já dá para ter noção do que esta faltando e o que é preciso pedir. E com 35 semanas ainda é tranquilo aguentar o evento do começo ao fim, atendendo aos convidados, tirando fotos, compartilhando esse momento especial com quem você gosta. Mais do que arrecadar fraldas, ganhar roupinhas, fazer brincadeiras? o Chá é um momento muito bacana para compartilhar com quem espera o bebê junto com você. Tire fotos, grave depoimentos, será muito bom guardar estas recordações para no futuro mostrar para seu filho(a) o quanto ele (ela) foi esperado (a).
  • Book Gestante: existem vários profissionais para todos os bolsos e gostos. Confesso que nunca achei legal a ideia de fazer poses grávida, mas quando cheguei nessa fase da gravidez pensei que seria interessante guardar um registro bonito da barriga. Inclusive a foto da capa do blog faz parte do meu book. Hoje existem ideias muito criativas para registrar esse momento. Eu recomendo!
  • Quarto do bebê: se ainda não preparou, não espere muito tempo. Pelo menos os itens básicos. Pois depois que a barriga estiver mais pesada, fica muito cansativo percorrer lojas, fazer orçamentos, atender montadores de móveis? Uma dica é aproveitar as feiras de gestantes, pois tem vários fornecedores num mesmo lugar e melhores condições de negociação.
  • Visitar e escolher a maternidade: muitas maternidades tem agendas cheias, por isso marque com antecedência as visitas, entre no site da maternidade antes e veja algumas informações para depois tirar dúvidas pessoalmente (horários de visita, se pode receber flores, se tem ar condicionado, aquecedor, ventilador, refeição para acompanhante, etc.). Depois que escolher, defina o melhor caminho de sua casa até a maternidade e marque o tempo, para no dia D não se deixar levar pelo nervosismo.
  • Escolha o tipo de parto: Se for cesárea, não tem muito o que preparar, afinal é só marcar o dia e hora e esperar. Mas se quiser parto normal, converse com seu obstetra, faça um plano de parto, informe-se. Num próximo post pretendo trazer mais informações sobre o acompanhamento com doula.
  • Lave as roupinhas: aproveite enquanto tem disposição para lavar as roupinhas, aproveitar um tempo bom para secá-las e poder guardá-las tranquilamente. É bom usar um sabão para roupas delicadas ou ainda sabão de coco que são mais sensíveis e com menos possibilidade de alergia.
  • Arrumar as malas de maternidade: com 36 semanas é bom deixar a malinha garantida. Alguns sites de maternidades tem listas do que é necessário levar, veja se a maternidade que você escolher também tem. Uma dica é levar roupinhas RN e algumas P. Pra mim foi super útil, pois algumas roupinhas RN não serviram no meu bebê. Para arrumar a sua mala, deixe separado algumas coisas como cinta pós parto, absorventes pós cirúrgicos (para algumas mulheres os absorventes noturnos também servem), sutiãs de amamentação, etc. Outras coisas que você precisa levar mas usa no seu dia a dia, deixe anotado numa lista, assim, caso não seja você quem faça a mala numa emergência, ajudará quem for preparar.
  • Instale o bebê conforto no carro: se não entender o manual de instruções, peça ajuda para alguém que tenha bebê. Ensaie tirar e colocar do carro, pois isso ajuda no dia que sair da maternidade não perder tempo com o bebê.

E além de tudo isso: mantenha a calma e aproveite! Pois logo, logo sentirá saudades do barrigão e desse momento tão sublime que é a gravidez. O bebê em seus braços é uma fase totalmente nova, assim como a gravidez é uma fase única. Por isso aproveite ao máximo e mantenha a tranquilidade para que a chegada do seu bebê, esse encontro tão esperado seja super especial.