Mais um dos sensacionais desenhos criados pela Hanna-Barbera, o Corrida Maluca foi transmitido originalmente pelo canal CBS, no Estados Unidos, entre setembro de 1968 e janeiro de 1969. No Brasil, primeiro esteve na TV Manchete, depois no SBT e mais recentemente no canal pago Tooncast.
E sabia que há novos episódios da animação? Fresquinhos, fresquinhos, recém lançados! Nos Estados Unidos eles foram lançados em agosto, mas no início deste mês chegaram ao Brasil, pelo canal Boomerang! \o/ Os personagens voltaram em uma nova versão e há novos personagens, como a Pandora, a irmã da Penélope Charmosa. São 13 episódios que vão ao ar sempre às 18h30. Aqui vai a prévia do primeiro episódio dessa nova temporada:
A inspiração para a criação do desenho veio de um filme chamado “A Corrida do Século”, de 1965. Nele havia uma personagem chamada Maggie DuBois, que foi transformada na Penélope Charmosa, e um professor chamado Fate, que deu origem ao vilão Dick Vigarista. E apesar de ser uma competição, nunca foi feito um episódio final contando quem foi o grande vencedor. Por isso, algumas pessoas se deram ao trabalho de, décadas depois, contabilizarem os pontos. De acordo com o site Mundo Estranho, por exemplo, quem levaria o prêmio seriam os irmãos Rocha. Dá uma olhada na explicação para isso, aqui.
A ordem das placas dos competidores era essa: 1- Irmãos Rocha; 2- Cupê Mal-Assombrado; 3- Professor Aéreo; 4- Barão Vermelho; 5- Penélope Charmosa; 6- Soldado Meekley e Sargento Bombarda; 7- Quadrilha da Morte; 8- capiria Luke e seu urso; 9- Peter Perfeito; 10- Rufus Lenhador e 0-Dick Vigarista e Mutley.
Uma inovação trazida pelo desenho, foi o fato de um dos personagens conversar com o narrador e o espectador. Dick Vigarista vira e mexe estava de papo com quem o assistia. Ele, como todo mundo sabe, era o principal vilão, e suas armadilhas deixavam as corridas mais emocionante. Principalmente porque o seu ajudante, Mutley, costumava fazer alguma coisa errada na hora de colocar o plano em prática, e Dick acabava provando de seu próprio mal. Tanta armação e problemas fez com que ele nunca ganhasse uma corrida. Parece que teve uma vez em que ele quaaaaase ganhou. Mas ficou no quase mesmo, porque ele resolveu tirar foto da linha de chegada e aí perdeu.
O desenho foi cancelado no início da década de 70, juntamente com outros como O Quarteto Fantástico, porque na época os pais estavam achando violentas demais as animações infantis.