| Foto:

Colostro é o primeiro alimento do bebê, é a primeira secreção que sai do seio materno. Porém ele não é branquinho como o leite, e como eu pelo menos esperava ver. O colostro tem cor amarelada, é meio transparente, viscoso, e é produzido em pouca quantidade.

CARREGANDO :)

 Mas fique tranquila, ele é tudo que o seu bebê precisa! Seu bebê passou semanas e meses na sua barriga, sendo alimentado através da placenta. Pensando assim, é uma espécie de desjejum, ele precisa de uma alimentação leve e balanceada.

 O colostro vem em pouca quantidade, mas é extremamente nutritivo, concentrado, altamente calórico e gorduroso, e é considerado a primeira vacina do bebê. Porque com ele seu neném vai receber proteção contra infecções, vitaminas e vai fortalecer o sistema imunológico protegendo-o de várias infecções. Também é de fácil digestão, tem efeito laxante, limpa e protege o tubo digestivo, ajuda o bebê a eliminar mais rápido o mecônio, e também ajuda a diminuir o risco de icterícia.

Publicidade

 O bebê nasce com reserva de peso, exatamente para essa fase de adaptação fora do útero. Nos primeiros dias eles perdem um pouco de peso, em média de 10%. É importante saber disso, porque seu bebê vai perder peso já na maternidade, e vai continuar perdendo até o sétimo dia aproximadamente. Mas em contrapartida ele também vai estar ganhando, vocês vão se adaptando e próximo ao 10º dia de vida ele recupera o peso de nascido. Isso é o esperado, é normal então não se assuste.

 Por outro lado, seu corpo também está se adaptando a essa nova fase, então como o colostro é de fácil digestão e cabe pouco na barriga do bebê, isso faz com que ele solicite o peito mais vezes, com pequenos intervalos de tempo fazendo com que a sucção dele estimule você a produzir mais e mais leite, e na medida que seu corpo vai produzindo mais vai cabendo mais na barriga do bebê.

Publicidade

Facebook: fb.com/dosanjosfotografia
Instagram: @dosanjosfotografia
Site do estúdio: www.dosanjos.fot.br