O autor de “As Crônicas de Nárnia”, o irlandês Clive Staples Lewis, foi ateu por cerca de 30 anos, até se converter ao cristianismo, por influência de seu amigo J. R. R. Tolkien, o autor de “O Senhor dos Anéis”. Tornou-se membro da Igreja Anglicana e um grande escritor e pregador cristão, publicando livros importantes para o cristianismo do século XX, como “Mero cristianismo”, “A abolição do homem” e “Cartas de um diabo ao seu aprendiz”. Foi também estudioso da literatura medieval e renascentista. As palavras de C. S. Lewis em seus livros são motivo de inspiração para muitos, mesmo 54 anos após sua morte. Conheça algumas delas:
- “O amor de Deus por nós é um assunto muito mais seguro de se pensar do que o nosso amor por ele.”
- “Deus sussurra em nossos ouvidos por meio de nosso prazer, fala-nos mediante nossa consciência, mas clama em alta voz por intermédio de nossa dor; este é seu megafone para despertar o homem surdo.”
- “Todos dizem que o perdão é uma ideia maravilhosa até que elas tenham algo para perdoar.”
- “O cristianismo é a história de como o rei por direito desembarcou disfarçado em sua terra e nos chama a tomar parte numa grande campanha de sabotagem.”
- ?Existem coisas melhores adiante do que qualquer outra que deixamos para trás.?
- ?Mera mudança não é crescimento. Crescimento é a síntese de mudança e continuidade, e onde não há continuidade não há crescimento.?
- “O perdão vai além da justiça humana; é perdoar aquelas coisas que absolutamente não podem ser perdoadas.”
- “Tudo o que não é eterno é eternamente inútil.”
- “Eu descobri em mim mesmo desejos que nada nesta terra podem satisfazer; a única explicação lógica é que eu fui feito para um outro mundo.”
- “Se eu fosse lhe recomendar uma religião para fazê-lo se sentir confortável certamente não lhe recomendaria o cristianismo.”
***
Leia ainda:
Por que C. S. Lewis é uma unanimidade entre evangélicos e católicos?
7 ideias de C. S. Lewis que podem contribuir para revitalizar o cristianismo hoje
***