Todo pai e toda mãe que aguarda a chegada do segundo filho se pergunta o quão difícil será para o primogênito receber esse novo ser que dividirá o espaço e a atenção de todos a sua volta. Neste momento instaura-se o que a psicologia conceitua como subsistema fraterno, a família se expande e requer algumas adaptações.
É importante saber que o filho mais velho pode não se mostrar receptivo com a novidade, lembre que ter bebês é coisa para adultos, então não exija um amor a primeira vista entre essas crianças. É uma fase que requer cuidados e compreensão para lidar com o sentimento de ciúmes que pode aparecer, e é até esperado que aconteça.
Mas, com o passar do tempo a tendência é que esses irmãos se conheçam, aceitem-se e daí pode nascer uma amizade que é linda de se ver!
É claro que virão muitas brigas, disputas e competições, mas, os pais devem fazer com que eles entendam que apesar disso eles podem ser muito amigos. Devem brincar juntos, mesmo que seja um menino e uma menina, devem fazer passeios juntos, mesmo que haja diferença de idade e devem ser incentivados a cuidar um do outro.
Conte sua história, ela também pode virar uma tirinha 😉
Contato: www.familiaemtiras.com
familiaemtiras@gmail.com – facebook e instagram @familiaemtiras