Quando se fala em relacionamento a primeira coisa que nos vem a cabeça é a definição de uma ligação afetiva entre seres humanos. São pessoas que se unem por terem objetivos e interesses de vida semelhantes, sejam estes no âmbito profissional ou sentimental.
É importante, no entanto, entender como esse tema é trabalhado dentro de uma instituição escolar. Primeiramente faz-se necessário o entendimento de que a escola é regida por seres humanos: estudantes, professores, coordenadores, colaboradores, gestores, pais, mães e família em geral. Perceber os relacionamentos presentes na escola imprime nela valores extremamente complexos, pois cada qual possui sua personalidade, valores, ideais e maneira de ver o mundo. Todos esses seres humanos estarão unidos para gerir juntos a educação de um ser humano em desenvolvimento.
A geração de conflitos durante o trajeto é simplesmente inevitável, afinal pensamentos se divergem. No entanto, eles precisam ser debatidos para um senso comum e um resultado que confira a esse educando a visão de mundo significativa perante os adultos da relação.
A convivência, as atitudes e a comunicação são fundamentais para que esse relacionamento escola-família se torne valioso e positivo. Ambas as partes precisam de envolvimento com suas responsabilidades para que o caminho percorrido paralelamente não se torne difícil.
Ao pensar nesse relacionamento escola-família devemos ter em mente que respeito, harmonia, confiança e empatia são pré-requisitos necessários para um bom caminhar. Esses sentimentos serão despertados no momento de conhecer a escola, antes de matricular o filho e contratar os serviços. Como em qualquer relacionamento, ambos os parceiros precisam ser verdadeiros e sinceros, somente assim a educação se efetivará com tranquilidade, qualidade, ética e respeito.