Nesse 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor. É uma data para parabenizar aquele profissional que acorda cedo todos os dias, usa carro, ônibus ou faz longos trajetos a pé para chegar ao local de trabalho onde concentram-se mentes inquietas, curiosas e questionadoras. É o professor quem tem a nobre missão de instruir e educar esses alunos.
Ser professor nos dias atuais é muito mais do que transmitir conhecimento, ensinar tempos verbais e tomar a tabuada. Esse profissional, que atua com dedicação e paciência, muitas vezes se torna pai e mãe das crianças que lhe foram confiadas. É aquela pessoa que abre um sorriso quando tudo parece difícil e diz calmamente ‘Você vai conseguir’. Esse profissional é, sem sombra de dúvidas, um ser humano digno de orgulho e respeito.
É uma profissão repleta de desafios e aprendizados diários e que inúmeras vezes é desvalorizada pela sociedade. O professor é quem lidera o sucesso do outro ser humano e quem fica radiante diante das conquistas dos pupilos, por menores que elas possam parecer. O educador carrega no coração o dom da transformação e do crescimento.
O professor precisa estar apto para assumir um papel diversificado e multifacetado. Ao mesmo tempo em que lida com raiz quadrada, fórmulas e regras ortográficas, ele precisa ter a sensibilidade de enxergar naqueles pequenos seres humanos ainda em desenvolvimento a possibilidade de um futuro mais justo e igualitário.
Que saibamos valorizar os professores. Não apenas nesse 15 de outubro, mas em todos os dias que eles se dedicam e não medem esforços para desenvolver seu trabalho dignamente. Quantas vezes ouvimos relatos de educadores que ministram o conteúdo em salas de aula improvisadas? Ou sabemos de histórias daqueles profissionais que estão há meses sem receber o salário e mesmo assim não faltam um dia sequer à escola? A coragem e determinação desses mestres transforma-os em heróis num país onde cada vez mais a educação assume um papel determinante para mudar os cenários futuros.