O que é privacidade para você? Qual o significado desse termo no contexto em que você vive?
Segundo o dicionário da língua portuguesa, privacidade é a habilidade de uma pessoa em controlar a exposição e a disponibilidade de informações acerca de si. Se pararmos um minuto para observar o conceito dessa palavra, perceberemos que muitas vezes nós mesmos somos responsáveis por não praticar nossa individualidade de forma plena.
Nos últimos anos, viver seus problemas na sua intimidade virou um grande absurdo. Tudo é postado e compartilhado nas redes sociais. As pessoas gritam ao mundo seus amores, sofrimentos e detalhes do que fazem em cada momento do dia. Desde seu surgimento, a internet trouxe inúmeros benefícios à sociedade como a facilidade de comunicação e o acesso à informação. No entanto, sem os cuidados necessários, essa tecnologia também pode apresentar alguns riscos para a segurança dos internautas, deixando-os vulneráveis aos ataques da privacidade.
Esse uso desenfreado da internet é ilusório, ainda mais para as crianças e adolescentes, que acabam se privando de desenvolver os sentimentos de empatia e respeito ao próximo. O raciocínio crítico desses jovens é um elemento que aos poucos vai deixando de ser utilizado pois para tudo já existe uma opinião formada e propagada. Atualmente, o Facebook contém mais informações sobre a vida de alguém do que um currículo. É ali que as pessoas têm acesso as suas habilidades, opiniões e conceitos, desde os mais básicos até os mais complexos. Por exemplo, ao postar algo sobre homossexualismo nas redes sociais, aqueles que observarem a postagem farão uma leitura de como você processa o assunto e qual seu posicionamento sobre isso. A internet é um eco de todos os pensamentos e atitudes que vivenciamos, por isso é necessário ser cuidadoso ao comentar algo e observar critérios antes de simplesmente fazê-lo.
Precisamos pensar em privacidade como um poder individual, afinal é importante sermos donos das nossas necessidades e responsáveis pelos processos de vida que resolvemos viver. Trabalhar a informação para todos e com todos é importante quando se trata de algo simples, mas dividir nossos problemas pessoais e intransferíveis com todos possibilita um ataque a privacidade e isso significa um ataque a nossa liberdade. Para finalizar, gostaria de dizer que não há necessidade de ser paranoico com tudo, no entanto, é fundamental ter precauções quando falamos de meio digital.