| Foto:

Ao matricular nosso filho em uma instituição e iniciarmos o processo ensino-aprendizagem, nós pais precisamos estar atentos a alguns fatores que vão contribuir, e muito, para o sucesso da criança, tanto na vida escolar quanto na social.

CARREGANDO :)

Ter uma boa relação com a escola, no entanto, não significa fazer absolutamente tudo que a instituição solicita. É necessário ter o entendimento de que estar aberto ao diálogo vai auxiliar na educação formal e no dia a dia do pequeno.

Escola, família e professor estão visivelmente vinculados e quando esses três caminham na mesma direção e têm propósitos e objetivos traçados em paralelo, o estudante perceberá que os adultos à sua volta falam uma linguagem semelhante. Isso influenciará diretamente em sua formação.

Publicidade

Com todas as mudanças e evoluções tecnológicas que acontecem atualmente, é de extrema importância que o mestre tenha um olhar diferenciado do estudante atual. As crianças e adolescentes estão se transformando em seres humanos digitalizados e requerem da escola o afeto que muitas vezes não encontram em casa.

Por esses motivos, além de orientador pedagógico, o professor exerce a função de tutor, coach e mediador. O profissional e a instituição precisam estar preparados para lidar com essa situação cada vez mais recorrente no cenário educacional brasileiro.

Uma maneira eficaz de averiguar se determinada instituição é a correta para seu filho, é visitá-la antes de efetuar a matrícula. O tratamento dado à criança pelo educador deve ser o mesmo que ela receberá do porteiro, cozinheiro e coordenadores. Todos os setores precisam estar envolvidos. Isso pode ser constatado com uma simples caminhada dos pais pela escola, pois sua sensibilidade mostrará se aquele espaço será capaz de oferecer ao pequeno todos os benefícios que ele necessita.