O Dia das Crianças é comemorado no Brasil desde 1924. O país foi um dos primeiros a ter uma data especialmente dedicada àqueles que tornam nossos dias mais felizes. Ser criança é enxergar a vida com menos problemas e mais cor. Nas mãos delas, o mundo vira um conto de fadas, pois ali reina a inocência e a alegria.
Há 30 anos tenho o privilégio de trabalhar com crianças. Acompanhar o dia a dia e o crescimento dos pequenos faz com que nós adultos consigamos enxergar nos olhos deles a esperança de um mundo melhor.
Ao longo dos anos, percebemos que as crianças gostam de tudo que é simples e descomplicado. Elas rolam pelo chão sem medo de se sujar, falam o que vem na cabeça e tornam tudo uma grande brincadeira. Para as crianças, estar com a família e amigos torna tudo mais divertido. Como é bom conviver com elas diariamente!
Ultimamente temos presenciado uma mudança no cenário de vida desses pequeninos. Aliado ao aumento da violência nas ruas, o desenvolvimento das tecnologias faz com que eles fiquem cada vez mais presos em casa e em frente a computadores, tablets e videogames.
Como escola, procuramos resgatar a essência da criança valorizando o brincar. Já foi comprovado por inúmeros estudos e pesquisas que as brincadeiras ao ar livre são ótimas para o desenvolvimento dos pequenos. Basta nos espelharmos no exemplo da Finlândia, que tem uma das melhores educações do mundo. Lá, as crianças sentem prazer em ir à escola, pois o brincar é valorizado a tal ponto que a maioria das atividades escolares são realizadas ao ar livre.
Nesse 12 de outubro, liberte a criança que vive dentro de você. Tente se lembrar dos sonhos que tinha quando era pequeno (a) e não perca a chance de realizá-los. A cada dia que amanhece devemos lutar para tornar esse mundo um lugar bom e digno para as crianças viverem.